Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IPVA e IPTU: pagar à vista ou parcelar? Qual é a melhor opção?

Por Camila SilveiraPublicado em

Todo começo de ano é o mesmo episódio: devemos organizar as finanças para dar início ao pagamento de impostos, como o IPVA e o IPTU. Mas, afinal, qual é a melhor opção, pagar à vista ou parcelar? Confira agora mesmo e esclareça as suas dúvidas.

IPVA e IPTU: pagar à vista ou parcelar? Qual é a melhor opção?

Antes de responder a essa pergunta, é necessário entender a situação em que você se encontra. Geralmente, os pagadores se dividem em três categorias:

  • Quem tem uma grande reserva financeira aplicada em investimentos;
  • Quem não tem dívidas, mas também não tem reserva financeira (equilibrado);
  • Quem está endividado.

Sabendo disso, vamos levar em consideração esses três cenários financeiros para entender qual é a melhor opção no momento de pagar os impostos de começo de ano.

Perfis de pagadores

1. Endividados

Se você possui dívidas, não há muita opção: o parcelamento acaba se tornando a melhor saída, devido à falta de dinheiro.

Neste caso, o ideal é se organizar financeiramente para não contrair mais dívidas e, caso seja possível, separar um dinheiro mensalmente para fazer uma renegociação.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Saiba que pelo Portal da Foregon, você consegue renegociar a sua dívida com até 99% de desconto.

Como parcelar o IPVA?

Para realizar o parcelamento do IPVA, você pode acessar a plataforma Vamos Parcelar e informar um e-mail, placa e Renavam do veículo. Em seguida, aparecerão todos os seus débitos em aberto, incluindo IPVA, licenciamento, multas, entre outros.

Após selecionar quais dívidas você deseja quitar e a quantidade de parcelas, basta adicionar os dados do seu cartão e pronto.

Se você não possui um cartão de crédito, é preciso se organizar para pagar o imposto à vista. A boa notícia é que, ao optar por essa forma de pagamento, você consegue obter desconto. 

Como parcelar o IPTU?

O parcelamento do IPTU, por sua vez, só está disponível para quem está com o imposto atrasado. Se esse for o seu caso, acesse o Portal da Dívida Ativa, consulte seus débitos e emita a guia de pagamento à vista ou parcelado.

2. Equilibrados

Agora, para quem não possui dívidas, mas também não tem uma reserva financeira, a melhor saída é o pagamento à vista. Apesar disso, vale lembrar que essa opção só vale a pena se você tiver o dinheiro disponível.

Caso seja necessário realizar um empréstimo, o pagamento em uma única parcela pode não valer a pena, porque provavelmente você pagará uma taxa de juros muito maior durante esse período.

3. Quem tem reserva financeira aplicada em investimentos

Por fim, para quem tem reserva financeira é mais vantajoso realizar o pagamento à vista, afinal, dificilmente um investimento conservador vai oferecer uma excelente rentabilidade em um período de cinco meses, por exemplo.

Se você deixar o dinheiro aplicado, considerando que vai pagar o imposto em parcelas, provavelmente não conseguirá um ganho que justifique não ter feito o pagamento à vista.

Lembrando que, para que o pagamento seja possível em uma única parcela, você tem que ter o dinheiro disponível, combinado?

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos

Como funciona o carnê digital Magalu