IPVA: entenda como pagar o imposto com cartão de crédito
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é estadual (IPVA), tem incidência anual e pode ser pago à vista ou em parcelas. A praticidade de fazer pagamentos online revolucionou a vida de muitas pessoas. Em busca de trazer ainda mais soluções, o governo permite que você pague o IPVA com cartão de crédito.

O que você procura?
Consigo pagar o IPVA com cartão de crédito?
Antigamente, o pagamento do IPVA só podia ser feito a partir de boletos bancários com três a cinco parcelas de acordo com cada estado. Mas após a autorização do Conselho Nacional de Trânsito, passou a ser possível pagar IPVA com o cartão de crédito, parcelado em até 12 vezes.
Além disso, o seu veículo já fica regularizado imediatamente após o primeiro pagamento, ou seja, não é preciso aguardar que a última parcela seja paga para que fique em dia com o imposto.
Principais vantagens de parcelar o IPVA com cartão de crédito
- Mesmo sem o valor total você consegue pagar o IPVA;
- Parcelamento de 12x no cartão;
- Situação do veículo regularizada imediatamente ao realizar a parcela.
Taxas cobradas para pagar IPVA com cartão de crédito
Mesmo que o pagamento final seja realizado pelo cartão de crédito, é preciso que você faça o pagamento do boleto disponibilizado pelo DETRAN. Para o parcelamento de boletos com uso de cartão de crédito, existem algumas taxas de juros que variam em torno de 3%.
Como pagar IPVA com cartão de crédito?
Para conseguir pagar o IPVA com cartão de crédito, é necessário ter uma conta aberta em alguma carteira digital que permita o pagamento de boletos de impostos com cartão. Normalmente, as cobranças são feitas através de taxas que recaem sobre a emissão e pagamento. Veja os principais Apps:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
PagBank
-
MensalidadeGrátis
-
Taxa de saqueR$ 7,50
-
Cartão de crédito sujeito a aprovação
-
Cartão de crédito para clientes selecionados
-
MensalidadeGrátis
-
Taxa de saqueR$ 5,90
-
Cartão pré-pago para sacar e fazer compras
-
Transferências PIX e TED totalmente gratuitas
-
MensalidadeGrátis
-
Taxa de saqueGrátis
-
Cartão de débito para saques e pagamentos
-
Cartão de crédito sujeito a aprovação
Ou seja, para efetuar o pagamento dessa forma, você deverá emitir o boleto de pagamento do IPVA no site do DETRAN do estado em que o carro foi licenciado. Depois, com o boleto em mãos, você precisará digitar o código de barras no aplicativo da sua carteira digital.
Por fim, após o App reconhecer o documento, você deverá escolher a forma de pagamento que, nesse caso, será cartão de crédito. Para conseguir pagar o IPVA com o cartão, é preciso contar com o limite suficiente. Em seguida, insira todas as informações solicitadas e escolha em quantas parcelas o pagamento será feito.
Atenção: quanto mais parcelas, maiores são os juros do parcelamento. Portanto, faça um cálculo que mostre até quando vale a pena dividir o pagamento do boleto.
Vale a pena pagar o IPVA com cartão de crédito?
Em determinadas situações pode valer a pena pagar o IPVA com cartão de crédito, principalmente no momento em que você não possui o valor à vista. No entanto, é preciso ficar atento as taxas incluídas nesse processo antes de considerá-lo, pois a inadimplência pode acarretar em dívidas.
Descomplicamos?
Esperamos ter descomplicado a sua dúvida. Caso tenha alguma sugestão, faça um comentário que nós te respondemos. Não esqueça de consultar o seu CPF gratuitamente pela Foregon e receber diversas indicações personalizadas de produtos e serviços financeiros!
Deixe seu comentário