Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IPVA: entenda como pagar o imposto com cartão de crédito

Por Sabrina VansellaPublicado em

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é estadual (IPVA), tem incidência anual e pode ser pago à vista ou em parcelas. A praticidade de fazer pagamentos online revolucionou a vida de muitas pessoas. Em busca de trazer ainda mais soluções, o governo permite que você pague o IPVA com cartão de crédito. 

Consigo pagar o IPVA com cartão de crédito?

Antigamente, o pagamento do IPVA só podia ser feito a partir de boletos bancários com três a cinco parcelas de acordo com cada estado. Mas após a autorização do Conselho Nacional de Trânsito, passou a ser possível pagar IPVA com o cartão de crédito, parcelado em até 12 vezes.

Além disso, o seu veículo já fica regularizado imediatamente após o primeiro pagamento, ou seja, não é preciso aguardar que a última parcela seja paga para que fique em dia com o imposto.

Principais vantagens de parcelar o IPVA com cartão de crédito

  • Mesmo sem o valor total você consegue pagar o IPVA;
  • Parcelamento de 12x no cartão;
  • Situação do veículo regularizada imediatamente ao realizar a parcela.

Taxas cobradas para pagar IPVA com cartão de crédito

Mesmo que o pagamento final seja realizado pelo cartão de crédito, é preciso que você faça o pagamento do boleto disponibilizado pelo DETRAN. Para o parcelamento de boletos com uso de cartão de crédito, existem algumas taxas de juros que variam em torno de 3%.

Como pagar IPVA com cartão de crédito?

Para conseguir pagar o IPVA com cartão de crédito, é necessário ter uma conta aberta em alguma carteira digital que permita o pagamento de boletos de impostos com cartão. Normalmente, as cobranças são feitas através de taxas que recaem sobre a emissão e pagamento. Veja os principais Apps:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Conta digital grátis

PagBank

Nota da avaliação:5
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueR$ 7,50
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação
  • Cartão de crédito para clientes selecionados

Ou seja, para efetuar o pagamento dessa forma, você deverá emitir o boleto de pagamento do IPVA no site do DETRAN do estado em que o carro foi licenciado. Depois, com o boleto em mãos, você precisará digitar o código de barras no aplicativo da sua carteira digital.

Por fim, após o App reconhecer o documento, você deverá escolher a forma de pagamento que, nesse caso, será cartão de crédito. Para conseguir pagar o IPVA com o cartão, é preciso contar com o limite suficiente. Em seguida, insira todas as informações solicitadas e escolha em quantas parcelas o pagamento será feito.

Atenção: quanto mais parcelas, maiores são os juros do parcelamento. Portanto, faça um cálculo que mostre até quando vale a pena dividir o pagamento do boleto.

Vale a pena pagar o IPVA com cartão de crédito?

Em determinadas situações pode valer a pena pagar o IPVA com cartão de crédito, principalmente no momento em que você não possui o valor à vista. No entanto, é preciso ficar atento as taxas incluídas nesse processo antes de considerá-lo, pois a inadimplência pode acarretar em dívidas.

Descomplicamos?

Esperamos ter descomplicado a sua dúvida. Caso tenha alguma sugestão, faça um comentário que nós te respondemos. Não esqueça de consultar o seu CPF gratuitamente pela Foregon e receber diversas indicações personalizadas de produtos e serviços financeiros!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Use Elo: conheça o programa que reúne as vantagens do seu cartão

3 indicadores financeiros que você precisa conhecer

Cartão de crédito PJ: como escolher a melhor opção?

Comparativo: PicPay Card ou cartão de crédito Nubank?

Compra no cartão de crédito: quanto tempo demora para ser aprovada?

Cartão Itaucard Click Platinum com pontuação em reais vale a pena?

Cartão de crédito: saiba como criar uma senha forte e segura

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Inter?