Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IR 2020: veja como saber se a sua declaração caiu na malha fina

Por Camila SilveiraPublicado em

Como a declaração do Imposto de Renda (IR) é realizada pelo próprio contribuinte, este documento pode constar algumas informações erradas, como o preenchimento incorreto de um valor ou a omissão de um dado. Caso isso aconteça, o contribuinte correrá o risco de cair na malha fiscal da declaração de ajuste anual da Pessoa Física, mais conhecida como malha fina.

Esta é uma revisão que deve ser feita sistematicamente com todas as declarações do IR que apresentarem informações erradas sobre o contribuinte, comparadas aos dados da Receita Federal. As pessoas que forem pegas na revisão por terem declarado de forma incorreta, poderão arcar com multas e outras penalidades.

Como saber se a sua declaração do IR caiu na malha fina?

Embora não seja difícil identificar se a declaração caiu na malha fina, muitas pessoas esperam receber uma carta de convocação da Receita Federal. Fique sabendo que essa não é a forma mais recomendada. Isso porque, junto com o aviso, o contribuinte poderá receber uma punição.

O ideal é acompanhar a declaração no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Veja como acompanhar o processo da sua declaração:

  1. Acesse o portal da Receita Federal;
  2. Selecione a opção "e-CAC" e clique em gerar código de acesso;
  3. Feito isso, prove que você não é um robô;
  4. Por fim, acesse o e-CAC e o extrato de processamento da declaração.

Observação importante: na seção "situação", veja se está constando a frase "com pendências". Caso esteja, a sua declaração caiu na malha fina. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como proceder quando a declaração cair na malha fina?

Caso tenha caído na malha fina, fique tranquilo, pois nós vamos mostrar como você deve proceder para regularizar a situação.

Verifique a categoria da pendência

O primeiro passo é analisar qual é o tipo de problema que a sua declaração apresenta para saber como solucioná-lo. Para isso, basta selecionar a opção "serviços" e, depois, clicar no ícone de "pendências".

Corrija os erros

Se você preencheu a sua declaração do IR 2020 com algum valor ou informação errada, ou se omitiu determinadas informações, a solução é uma retificação de declaração realizada no site da Receita Federal. Envie a retificação o mais rápido possível no portal e acompanhe o processamento para garantir que tudo foi resolvido.

Declaração do IR 2020 sem erros de preenchimento

Agora, se a sua declaração não tiver erros de preenchimento, agende um horário para apresentar os documentos exigidos pela malha. No portal do e-CAC, existe um link para marcar uma data de antecipação de atendimento.

Escolha a unidade que deseja comparecer, a data e o horário. Feito isso, você receberá uma senha de atendimento, que deverá ser usada para acessar o e-Defesa, plataforma localizada no site da Receita Federal.

Nesta plataforma, você deverá fornecer os dados e gerar os documentos necessários para comparecer no atendimento da malha. Sendo assim, imprima todos estes papeis gerados e leve com os documentos exigidos pela malha fina.

Quem cai na malha fina recebe a restituição?

Tudo dependerá da situação do contribuinte. Depois da retificação, você poderá analisar a situação da sua declaração do IR 2020 no site da Receita Federal. Caso esteja em fila de restituição, há valores a restituir.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este conteúdo. Qualquer dúvida, basta deixar um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Samsung Pay e Google Pay: qual a diferença entre as carteiras digitais?

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos

Conheça 7 impostos que você paga e nem sabe

Samsung Rewards: saiba tudo sobre esse programa de recompensas