Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IR 2021: programa mostra data incorreta para pagar imposto: veja o que fazer

Por Thais SouzaPublicado em

Um erro no programa do Imposto de Renda 2021 está gerando o documento Darf com a data incorreta para pagamento do imposto. O erro começou a ocorrer depois que a Receita Federal adiou a entrega da declaração para 31 de maio, mas o prazo do Darf não foi alterado no programa. Veja como resolver. 

IR 2021: programa mostra data incorreta para pagar imposto

O problema no documento Darf está ocorrendo na versão 1.2 do programa do Imposto de Renda 2021. O sistema está gerando um documento com a data de pagamento com vencimento para o dia 30 de abril, o antigo prazo estabelecido pela Receita Federal. 

O correto é que o Darf venha com vencimento para o dia 31 de maio, já que o prazo foi prorrogado para esta data. A Receita Federal confirmou a informação para o portal de notícias UOL, mas não admitiu que se trata de um erro do sistema que pode induzir o contribuinte a pagar o imposto antes do prazo, com receio de receber uma multa.

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) é uma guia emitida pela Secretaria da Receita Federal e pelo Ministério da Fazenda para recolher impostos de operações financeiras. Para o Imposto de Renda, o Darf é usado quando o contribuinte tem de pagar imposto, em vez de receber restituição. 

Apesar do erro, os contribuintes que pagarem o imposto até 30 de abril não terão nenhum problema. A multa só é cobrada quando o pagamento é feito depois do prazo, que este ano é até dia 31 de maio. Veja como proceder para gerar um novo Darf com a data correta de vencimento.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como corrigir o erro do programa do Imposto de Renda 2021?

Como dito anteriormente, o erro estava ocorrendo na versão 1.2 do programa do IR 2021. Para solucionar o problema a Receita Federal liberou a versão 1.3 corrigida do programa. 

A atualização para a nova versão acontece de forma automática. Portanto o contribuinte não precisa baixar o programa novamente, basta estar conectado à internet no computador ou celular. Assim, o programa consegue identificar as atualizações disponíveis e baixá-las no mesmo instante.

Agora, se você notou que mesmo conectado à internet o programa continua emitindo o Darf com a data incorreta, será possível checar a atualização manualmente. Para isso, clique no menu "Ferramentas" no alto da tela do programa e, em seguida, selecione o item "Verificar Atualizações". 

O contribuinte que já havia gerado o Darf com a data incorreta e ainda não fez o pagamento deverá emitir uma outra via com a data atualizada para 31 de maio. Para isso você deverá selecionar a opção "Imprimir" no programa do IR 2021 e em seguida clicar em "Darf do IRPF".

Leia também 

No blog da Foregon você fica por dentro das notícias e novidades que acontecem no Brasil e no mundo. Aproveite e confira também:

Deixe seu comentário abaixo caso tenha restado alguma dúvida e até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bandeira verde deixará a conta de luz mais barata?

PicPay Card: anuncia fim da promoção de cashback de 5%

Conheça a nova função de consulta ao score de crédito do PicPay

Falha de sistema no C6 Bank resulta em desvio de R$ 23 milhões

Nova margem consignável para empréstimos em 2022 será de até 40% do benefício

Conheça as 8 mulheres mais ricas do Brasil em 2022

4 dos 10 bancos mais rentáveis do mundo são brasileiros

Saque extraordinário do FGTS: nascidos em fevereiro poderão sacar R$ 1 mil a partir do dia 30