Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

IR 2021: programa mostra data incorreta para pagar imposto: veja o que fazer

Por Thais SouzaPublicado em

Um erro no programa do Imposto de Renda 2021 está gerando o documento Darf com a data incorreta para pagamento do imposto. O erro começou a ocorrer depois que a Receita Federal adiou a entrega da declaração para 31 de maio, mas o prazo do Darf não foi alterado no programa. Veja como resolver. 

IR 2021: programa mostra data incorreta para pagar imposto

O problema no documento Darf está ocorrendo na versão 1.2 do programa do Imposto de Renda 2021. O sistema está gerando um documento com a data de pagamento com vencimento para o dia 30 de abril, o antigo prazo estabelecido pela Receita Federal. 

O correto é que o Darf venha com vencimento para o dia 31 de maio, já que o prazo foi prorrogado para esta data. A Receita Federal confirmou a informação para o portal de notícias UOL, mas não admitiu que se trata de um erro do sistema que pode induzir o contribuinte a pagar o imposto antes do prazo, com receio de receber uma multa.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) é uma guia emitida pela Secretaria da Receita Federal e pelo Ministério da Fazenda para recolher impostos de operações financeiras. Para o Imposto de Renda, o Darf é usado quando o contribuinte tem de pagar imposto, em vez de receber restituição. 

Apesar do erro, os contribuintes que pagarem o imposto até 30 de abril não terão nenhum problema. A multa só é cobrada quando o pagamento é feito depois do prazo, que este ano é até dia 31 de maio. Veja como proceder para gerar um novo Darf com a data correta de vencimento.

Como corrigir o erro do programa do Imposto de Renda 2021?

Como dito anteriormente, o erro estava ocorrendo na versão 1.2 do programa do IR 2021. Para solucionar o problema a Receita Federal liberou a versão 1.3 corrigida do programa. 

A atualização para a nova versão acontece de forma automática. Portanto o contribuinte não precisa baixar o programa novamente, basta  estar conectado à internet no computador ou celular. Assim, o programa consegue identificar as atualizações disponíveis e baixá-las no mesmo instante. 

Agora, se você notou que mesmo conectado à internet o programa continua emitindo o Darf com a data incorreta, será possível checar a atualização manualmente. Para isso, clique no menu "Ferramentas" no alto da tela do programa e, em seguida, selecione o item "Verificar Atualizações".

O contribuinte que já havia gerado o Darf com a data incorreta e ainda não fez o pagamento deverá emitir uma outra via com a data atualizada para 31 de maio. Para isso você deverá selecionar a opção "Imprimir" no programa do IR 2021 e em seguida clicar em "Darf do IRPF".

Leia também 

No blog da Foregon você fica por dentro das notícias e novidades que acontecem no Brasil e no mundo. Aproveite e confira também:

Deixe seu comentário abaixo caso tenha restado alguma dúvida e até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Banco Central pretende lançar moeda digital até 2022

Privatização dos Correios: estatal investe R$ 1,1 bilhão para atrair investidores

Rodízio SP: dúvidas frequentes

Caixa Tem pretende lançar empréstimos de pequenos valores no App: veja como vai funcionar

Rodízio SP: qual é o valor da multa e como funciona?

Rodízio de carros em SP das 20h às 05h continua até 9 de maio

Nubank está entre as 100 empresas mais influentes do mundo

Mais da metade de contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda 2021