Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

IR 2021: programa mostra data incorreta para pagar imposto: veja o que fazer

Por Thais SouzaPublicado em

Um erro no programa do Imposto de Renda 2021 está gerando o documento Darf com a data incorreta para pagamento do imposto. O erro começou a ocorrer depois que a Receita Federal adiou a entrega da declaração para 31 de maio, mas o prazo do Darf não foi alterado no programa. Veja como resolver. 

IR 2021: programa mostra data incorreta para pagar imposto

O problema no documento Darf está ocorrendo na versão 1.2 do programa do Imposto de Renda 2021. O sistema está gerando um documento com a data de pagamento com vencimento para o dia 30 de abril, o antigo prazo estabelecido pela Receita Federal. 

O correto é que o Darf venha com vencimento para o dia 31 de maio, já que o prazo foi prorrogado para esta data. A Receita Federal confirmou a informação para o portal de notícias UOL, mas não admitiu que se trata de um erro do sistema que pode induzir o contribuinte a pagar o imposto antes do prazo, com receio de receber uma multa.

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) é uma guia emitida pela Secretaria da Receita Federal e pelo Ministério da Fazenda para recolher impostos de operações financeiras. Para o Imposto de Renda, o Darf é usado quando o contribuinte tem de pagar imposto, em vez de receber restituição. 

Apesar do erro, os contribuintes que pagarem o imposto até 30 de abril não terão nenhum problema. A multa só é cobrada quando o pagamento é feito depois do prazo, que este ano é até dia 31 de maio. Veja como proceder para gerar um novo Darf com a data correta de vencimento.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como corrigir o erro do programa do Imposto de Renda 2021?

Como dito anteriormente, o erro estava ocorrendo na versão 1.2 do programa do IR 2021. Para solucionar o problema a Receita Federal liberou a versão 1.3 corrigida do programa. 

A atualização para a nova versão acontece de forma automática. Portanto o contribuinte não precisa baixar o programa novamente, basta  estar conectado à internet no computador ou celular. Assim, o programa consegue identificar as atualizações disponíveis e baixá-las no mesmo instante. 

Agora, se você notou que mesmo conectado à internet o programa continua emitindo o Darf com a data incorreta, será possível checar a atualização manualmente. Para isso, clique no menu "Ferramentas" no alto da tela do programa e, em seguida, selecione o item "Verificar Atualizações". 

O contribuinte que já havia gerado o Darf com a data incorreta e ainda não fez o pagamento deverá emitir uma outra via com a data atualizada para 31 de maio. Para isso você deverá selecionar a opção "Imprimir" no programa do IR 2021 e em seguida clicar em "Darf do IRPF".

Leia também 

No blog da Foregon você fica por dentro das notícias e novidades que acontecem no Brasil e no mundo. Aproveite e confira também:

Deixe seu comentário abaixo caso tenha restado alguma dúvida e até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios