Junção de Open Banking com Pix: tudo o que você precisa saber
Para ampliar o uso do Pix, o Banco Central anunciou mudanças nas transações com sistema de pagamento instantâneo. A partir de setembro, as movimentações poderão ser realizadas por instituições que participam do Open Banking.
O novo serviço vai permitir a movimentação de contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco onde o consumidor tem conta, facilitando, assim, o processo de aquisição e pagamento do produto.
Para facilitar o entendimento, confira o exemplo a seguir: em vez de o cliente entrar no site da loja, fazer a compra, abrir o aplicativo do banco, pedir a autorização do pagamento e depois voltar a loja, agora, bastará entrar na loja, efetuar a compra e a transação, que ao ser autenticada, se completa. Simples, concorda?
Confira mais detalhes sobre a junção que promete facilitar a vida de grande parte dos brasileiros.

O que você procura?
O que é um iniciador de pagamentos?
Como citado anteriormente, o Banco Central divulgou uma resolução informando as atualizações que o regulamento do Pix vai receber para que possa integrar os iniciadores de pagamentos. Ou seja, além das instituições financeiras, o BC adicionou regras regulatórias para que as empresas também se tornem iniciadores.
O Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP) é um tipo de instituição que viabiliza serviços de compra e venda e de movimentação de recursos sem a possibilidade de conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes.
De acordo com Bruno Balduccini, sócio do Pinheiro Neto Advogados e especialista em direito bancário e transações financeiras, "O ITP é uma empresa regulada pelo BC que, mediante a solicitação do cliente, poderá executar uma ordem de transação. Ou seja, pode movimentar quantias de uma conta para outra a pedido do usuário. Porém, não pode ‘encostar’ nos valores que está movimentando".
Por que o iniciador foi criado?
O serviço de iniciação de transação tem como principal objetivo facilitar ainda mais a realização de pagamentos e transferências com o Pix e, consequentemente, fortalecer o uso do Pix nos casos que envolvam empresas, especialmente no comércio eletrônico, além de incitar a inovação.
A ideia é que a novidade facilite ainda mais a vida do usuário, proporcionando mais uma opção de escolha na hora que for movimentar seu dinheiro. Outro ponto importante é que seu uso será opcional, ou seja, o usuário só utilizará o sistema quando achar necessário.
Como vai funcionar o iniciador de pagamento?
A junção do Open Banking com o Pix, eliminará passos no processo de pagamentos. Antes era preciso realizar cerca de sete passos para concretizar alguma transação, agora serão necessários somente três.
Outra mudança chega com a compra online ou em lojas físicas, pois, em vez de ser feita a leitura ou copiar o QR Code e usar o Pix Copia e Cola, o usuário será automaticamente direcionado para a tela de autenticação da transação no aplicativo do seu banco e, após a conclusão da transação, será direcionado automaticamente de volta para a loja virtual ou App.
É seguro usar o iniciador?
É sim! O Banco Central impôs algumas regras que exigem que a instituição que queira ser iniciadora seja ao mesmo tempo participante do Pix e do Open Banking, portanto obedeça às respectivas normas, tornando o iniciador de pagamento seguro para a empresa e para o cliente.
Vale lembrar que toda a operação é monitorada, ou seja, sempre será necessário confirmar as transações no ambiente do banco.
O iniciador pode cobrar taxas dos clientes?
Pode sim, no entanto, de acordo com o BC, fica a critério do iniciador de pagamento cobrar algum custo do cliente para efetuar seu serviço. Apesar da decisão ser optativa, a expectativa é que não haja nenhuma cobrança de taxa, já que o Pix é gratuito.
Dúvidas frequentes sobre o Open Banking e Pix – FAQ
Quais dados serão compartilhados no Open Banking?
Quais dados serão compartilhados no Open Banking?
Como vai funcionar o Open Banking?
Como vai funcionar o Open Banking?
Como se cadastrar no Open Banking?
Como se cadastrar no Open Banking?
Quantos Pix posso fazer por dia?
Quantos Pix posso fazer por dia?
Gostou do conteúdo?
Acompanhe o blog da Foregon e fique por dentro de todas as notícias do mundo das finanças. Até a próxima!
Deixe seu comentário