Laudo cautelar: o que é e para que serve
É claro que muitas pessoas têm o sonho de comprar um carro zero quilômetro, porém tudo fica mais difícil quando o preço é muito alto, devido a quantidade de impostos atribuídos em um produto. Portanto, quem não consegue pagar um valor muito caro, opta por comprar um veículo usado e é nesse momento que é importante realizar pesquisas e saber o que é o laudo cautelar.

O que você procura?
O que significa o termo laudo cautelar?
É muito simples: laudo cautelar é uma análise completa do automóvel, que pode ser realizada tanto por um engenheiro ou técnico habilitado que possua registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA ), quanto por uma empresa especializada no assunto.
Como é feito o laudo cautelar?
Esse procedimento tem a finalidade de avaliar minuciosamente as condições reais do veículo, como as partes documental, estrutural e mecânica e é super indicado para as pessoas que estão negociando um carro usado.
É válido lembrar que essa vistoria não é obrigatória, mas pode trazer muitas vantagens no momento de compra ou venda do produto.
O que é avaliado no laudo cautelar?
- O documento do carro;
- Eventuais pendências judiciais envolvendo o proprietário;
- Históricos de roubos, furtos, colisões e até débitos de IPVA;
- Parte estrutural, elétrica e mecânica, como alinhamento, amortecedores, chassi, motor, freio, pneus, entre outros;
- Quilometragem e durabilidade do motor;
- Alterações na pintura ou estrutura (como o rebaixamento do veículo);
- Passagem por recall.
Entenda o que é a vistoria ou perícia de transferência
Como já citado anteriormente, o laudo cautelar não é obrigatório, entretanto, existe uma segunda análise regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB ) e realizada pelo Detran, também chamada de vistoria ou perícia de transferência, que é necessária sempre que houver a transferência de propriedade de um automóvel.
Ela é necessária para a regularização de um ou mais documentos do automóvel e até mesmo se o dono do veículo mudar de endereço.
Qual é a necessidade de realizar as duas perícias?
Talvez você esteja se perguntando: por que é necessário realizar o laudo cautelar, se obrigatoriamente eu vou precisar fazer a vistoria de transferência? E nós vamos responder o porquê.
O laudo cautelar tem o propósito de avaliar as condições do veículo, enquanto a vistoria de transferência analisa seriamente os documentos e a legalidade da negociação de compra e venda, se for o caso.
Portanto, providenciar as duas análises evita maiores problemas e atrasos em relação ao veículo, pois se alguma adversidade for encontrada na primeira vistoria, a segunda terá tempo hábil para corrigi-la, evitando assim, qualquer tipo de pendência legal.
Vantagens em fazer o laudo cautelar
- Melhor definição de preço de venda;
- Mais facilidade para vender o veículo;
- Segurança na hora da compra;
- Prevenção de acidentes;
- Prevenção de problemas legais;
- Mais facilidade na contratação de um seguro auto.
Conteúdos relacionados
- Quando vender o carro e quanto cobrar;
- Como trocar o carro sem comprometer o seu orçamento;
- Compra do primeiro carro: confira as nossas dicas.
Esperamos ter descomplicado. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário