Foregon.comConteúdos
    1. Como sair do vermelho

    Vantagens e desvantagens entre LCI, LCA e CDB

    Por Janaína TavaresPublicado em
    Compartilhe

    Se o seu desejo é aplicar dinheiro em algum investimento, é sempre bom ficar atento a certos modelos que podem trazer mais rentabilidade e segurança. Preparamos um conteúdo que ajuda você a identificar as vantagens e desvantagens entre a LCA, LCI e CDB.

    Primeiro, vamos compreender o que cada opção significa. LCA se refere à Letra de Crédito do Agronegócio; enquanto CDB é Certificados de Depósitos Bancário e, por último, a LCI que fala da Letra de Crédito Imobiliário.

    O que acontece quando invisto?

    Quando a pessoa começa a aplicar seu dinheiro na LCI, em LCA ou no CDB, ela empresta esse dinheiro ao banco e recebe uma remuneração por isso. As principais diferenças são o que os bancos podem fazer com a quantia que foi aplicada em investimentos.

    Para te ajudar na melhor escolha, listamos os principais benefícios e desvantagens de cada um:

    Principais vantagens e desvantagens da LCI e LCA

    As duas têm na definição das siglas um conceito bem parecido, mas o que as diferencia é a finalidade do dinheiro dentro do banco. Como funciona? É simples. Na LCA, a instituição financeira encaminha o recurso para o financiamento do agronegócio.

    Quando o processo é feito pela LCI, o banco direciona o capital para financiamentos habitacionais ou para créditos que utilizam imóveis como forma de garantia de pagamento.

    Dentre as vantagens das duas opções, podemos destacar:

    • Rentabilidade: se você pretende investir tendo como escolha rendimentos ajustados com o perfil do mercado, elas são ótimas opções;
    • Segurança: uma mega vantagem, ainda mais quando se fala em investimento. O risco é baixo e são ativos considerados seguros, além de ter a isenção de taxas;

    Em relação às desvantagens da LCA e LCI:

    • Valor mínimo para investimento inicial: acaba deixando de fora o pequeno empreendedor até que ele consiga recursos suficientes para seu primeiro investimento;
    • Prazo mínimo para resgate: nesse caso, tanto LCI e LCA têm uma data de vencimento. Na maioria das vezes, você não consegue resgatar seu dinheiro antes do prazo que pode ser de 1 a 2 anos.

    As principais vantagens e desvantagens do CDB?

    Já quando falamos do Certificado de Depósito Bancário (CDB), os benefícios são:

    • Reconhecimento: uma das aplicações mais conhecidas por ter credibilidade e por investidores brasileiros;
    • Rendimento: esse fator é um destaque se comparado à poupança. Porém, é necessário entender que o rendimento do CDB varia com o que foi acordado com o banco no momento da contratação.

    Por outro lado, suas desvantagens são:

    • Taxa para impostos: ao contrário da poupança, o CDB exige o pagamento dessa taxa, variando de acordo com o tempo que ele fica investido. Confira alguns exemplos aqui;
    • O tipo de banco: dependendo da instituição financeira, é possível solicitar várias taxas, como cobranças extras por resgates antecipados.

    Gostou do nosso texto? Então conheça as melhores opções de investimento para curto prazo em 2019.

    Até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Como sair do vermelho

      Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?

    • Como sair do vermelho

      Como a Selic a 5% afeta a sua vida?

    • Como sair do vermelho

      19 nichos de negócios para investir

    • Como sair do vermelho

      Saiba como ganhar dinheiro com aluguel de ações

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando