Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Leasing de veículos: veja os detalhes desse serviço

Por Janaína TavaresPublicado em

Você acharia vantajoso se o seu carro fosse alugado por um período estabelecido em contrato? Conheça o Leasing de veículos junto com a gente e analise se esse recurso pode ser o ideal para suas necessidades.

O que é o Leasing?

Este contrato de arrendamento mercantil funciona como um aluguel de veículo. Contudo, seu grande diferencial é que o banco oferece a opção de compra do mesmo ao final do contrato nos valores de tabela FIPE. Além disso, ele tem um prazo máximo de até dois anos e, depois desse período, é possível realizar a quitação, compra, renovação ou devolução do carro.

Vale destacar que no pagamento mensal desse serviço estão inclusas as parcelas do aluguel e o VRG (Valor Residual Garantido). No entanto, a instituição financeira ainda disponibiliza a opção de colocar o VRG como uma espécie de valor de entrada. Dessa forma, parte do valor será diluído nas parcelas mensais ou abatido ao fim do contrato do Leasing.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Tipos de Leasing

Caso queira ter esse serviço, você pode escolher dentre as seguintes opções:

  • Operacional: neste modelo, o arrendador é responsável pelos custos de manutenção. Enquanto isso, o arrendatário tem a liberdade de desfazer o contrato em no mínimo 90 dias após o início do mesmo, com aviso prévio para a empresa ou contratante;
  • Financeiro: esta opção se parece com um aluguel. Mas, a diferença é que a pessoa tem um poder de compra do bem ao final do prazo do contrato, com o valor já pré-estabelecido;
  • Leasing Back: este é direcionado para o meio empresarial. Ele pode ser utilizado quando uma corporação necessita de capital de giro.

O lado bom ?

  • O Leasing de veículos pode ser uma boa ideia para quem não possui o valor de entrada total exigido num Financiamento;
  • Isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • Rápida aprovação de crédito porque o automóvel é registrado como propriedade o banco, o que acaba se tornando uma garantia de pagamento.

O lado não tão bom ?

  • Por ser registrado como propriedade do banco (o veículo), você não pode vender o carro antes do fim do contrato;
  • Aplicação de multa contratual se em caso de rescisão ou não cumprimento dos termos acordados por uma das partes, dentre outras desvantagens.

Diferenças entre Leasing e Financiamento

O Leasing de veículos e o Financiamento não podem ser confundidos. Por isso, trouxemos algumas dicas para você diferenciar um serviço do outro:

  • No Leasing, o automóvel fica em nome da instituição financeira mas, caso você não chegue a pagar a sua parte, o prejuízo fica por conta do banco;
  • Por outro lado, o Financiamento sempre é adquirido pela pessoa que contratou o serviço.

Conte pra gente, você já conhecia o Leasing de veículos? Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão