Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Loja online: como checar se é confiável?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

As lojas online e e-commerces são empresas que podem ter estabelecimentos físicos ou serem 100% digitais. Por meio dessas plataformas é possível fazer compras sem sair de casa e pagar utilizando os dados  do cartão de crédito ou emitindo um boleto. Saber se um site é confiável leva em conta alguns critérios que você passa a entender a seguir. 

Saiba checar se uma loja online é confiável 

As principais informações a respeito da empresa, geralmente, constam no final do site. Por meio dessas informações iniciais já é possível fazer uma pesquisa na internet, para verificar a existência e reputação da loja online. Quando existente, são exibidos dados cadastrais da sede da empresa como:

  • Nome registrado;
  • CNPJ; 
  • Endereço; 
  • Canais de contato (telefone, e-mail, formulário, entre outros). 

Formas de pagamento online

Esta é uma etapa que envolve muita atenção do consumidor, pois existem alguns métodos de pagamento online que podem validar a sua compra. No site do e-commerce é possível verificar a existência de certificados e/ou selos de segurança. De qualquer forma, essas certificações estão sujeitas a serem falsificadas por golpistas. 

Cartão de crédito 

Antes de informar os dados do seu cartão, é importante saber que a sua senha pessoal jamais será exigida para uma compra, no lugar dela é pedido o código de segurança que fica na parte de trás do cartão, um número de 3 a 4 dígitos (CVV/CVC). 

Uma boa notícia é que hoje já existem tecnologias que estão a favor do consumidor, como o cartão digital. Com ele é possível cadastrar os dados dessa versão online do cartão, que é diferente do físico, promovendo assim, mais segurança das suas informações.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Além desta forma, outros recursos também podem ser disponibilizados para fazer o pagamento, como boleto bancário, PayPal, PagSeguro, MercadoPago, PicPay, entre outros.

Verifique a segurança do site

Para checar a segurança da loja online, observe à esquerda do endereço da Web. Se houver a presença de um cadeado como este (?) significa que o site está protegido. Ainda nesta barra, verifique se há o termo "https", ao invés de "http", ou seja, é um certificado (SLL) de proteção padrão do site.

Procure no ReclameAqui

Visite o site do ReclameAqui e pesquise pelo e-commerce onde pretende compras. Logo você poderá verificar a reputação da empresa quanto às reclamações feitas. Caso não encontre a empresa cadastrada nesta plataforma, é um bom momento para desconfiar. 

Mantenha seu equipamento seguro

As compras online podem ser feitas de qualquer dispositivo conetado a internet. Para protegê-lo, é possível instalar programas Anti-vírus e Firewall para bloquear ações suspeitas. Esses recursos emitem avisos quando algo não está certo com o site que está acessando, permitindo o acesso à plataformas confiáveis.

Na dúvida, não compre 

Já verificou todos os requisitos e ainda está com dúvida se a loja online é confiável? Siga seus instintos e não compre. Exitem milhares de e-commerces com boa reputação na internet e para te ajudar a encontrá-los, separamos algumas opções: 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como cadastrar cartões no PayPal?

Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?

Segurança: saiba como proteger os aplicativos de bancos no celular

Samsung Pay e Google Pay: qual a diferença entre as carteiras digitais?

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?