Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Mais de 3 milhões de empresas foram abertas em 2020, diz Serasa

Por Camila SilveiraPublicado em

Por incrível que pareça, no ano de 2020 foram abertas mais de três milhões de novas empresas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian.

Esse marco representa um crescimento de 8,7% quando comparado com o ano de 2019, sendo o maior número desde 2011, início da série histórica da Serasa.

A grande maioria das novas empresas (79%) são Microempreendedores Individuais, totalizando a abertura de 2,7 milhões de MEIs.

"O alto número de MEIs é um dos fatores que comprova o empreendedorismo por necessidade, já que durante quase um ano de pandemia muitas pessoas que perderam seus empregos optaram por abrir um CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica] e trabalhar com aquilo que já sabiam fazer ou em segmentos com baixo custo de aprendizagem", afirma o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. (Informações retiradas do InfoMoney).

Segmentos e adaptação das empresas

O ramo de alimentação representou 9,7% do total de empresas abertas, representando o segmento com maior número de novos empreendimentos. Em seguida, aparece o setor de confecções com 6,2% do total e, por último, o de reparos e manutenção, com 6,1%.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

De acordo com o economista, esses dados apresentam uma adaptação dos empreendedores à nova realidade causada pela pandemia da Covid-19. O setor de alimentação, por exemplo, oferece produtos essenciais e possibilitam a abertura de negócios de baixo investimento.

"Agora, quando falamos em confecção, o segundo ramo no ranking de abertura de novas empresas em 2020, fica claro que a produção das máscaras de proteção contra a covid-19 impactou o índice", acrescenta Rabi.

A região que teve o maior crescimento na abertura de novos empreendimentos foi a Região Norte, com 20,9% de aumento em relação ao ano de 2019, totalizando 174,5 mil novas empresas. No Centro-Oeste, o crescimento ficou em 13,3% e no Sul em 11,5%.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que sim. Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios