Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Mandado ou mandato? Saiba a diferença

Por Thais SouzaPublicado em

Muitas pessoas acabam confundindo o significado e a diferença das palavras: mandato e mandado. Isso ocorre, muitas vezes, por conta da escrita e pronúncia parecida. Para que você nunca mais confunda, neste artigo vamos explicar a diferença entre essas duas palavras. Vamos lá? 

O que é mandato? 

Um mandato é quando alguém recebe autorização para praticar determinada ação. Ou seja, é o tempo de exercício de um cargo político, quando eleito por votação, para representar os interesses de seus eleitores. Confira os exemplos de aplicação em frase para entender melhor: 

  • "O presidente da república possui um mandato de quatro anos no poder para designar suas obrigações"; 
  • "O presidente não cumpriu seu mandato até o final, pois sofreu impeachment".

O que é mandado? 

Já a palavra mandado significa uma ordem judicial ou administrativa. Ou seja, trata-se de uma prescrição escrita por uma autoridade judicial ou administrativa para o cumprimento de determinada ordem.

Existem diversos tipos de mandados, como mandado de busca, mandado de segurança, mandado de busca e apreensão, mandado de captura, mandado de soltura, mandado de citação.

  • "O juiz expediu um mandado judicial";
  • "A polícia conseguiu um mandado de busca e apreensão do carro deste indivíduo".

Além disso, a palavra mandado, em algumas situações, pode ser utilizada como adjetivo, como em uma frase muito comum que muitos de nós já escutamos: "Ele é um pau mandado".

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Descomplicamos?

Como podemos notar, mandado e mandato são palavras distintas, mas ambas estão corretas se empregadas em seus devidos significados. 

Gostou de conhecer a diferença entre mandado e mandato? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?