Saiba o que é a margem consignável do Empréstimo Consignado
Você já pensou em fazer um empréstimo consignado? Se sim, vale a pena saber que o valor liberado pelo banco depende da margem consignável de cada um. Para saber mais detalhes a respeito disso, preparamos este conteúdo que pode te ajudar a resolver suas principais dúvidas:

O que você procura?
O que é margem consignável?
A margem consignável se refere ao valor máximo que pode ser retirado do seu salário ou aposentadoria todos os meses para quitar um empréstimo. Contudo, é estabelecido por lei que nenhuma pessoa pode se comprometer a pagar uma parcela que seja maior do que 35% da renda mensal.
Isso significa que se você ganha R$1 mil, a margem será de R$350,00. Este último valor, por exemplo, será descontado mensalmente da sua renda ou do benefício do INSS. Vale lembrar ainda que do limite de 35%, só 5% poderá obrigatoriamente ser utilizado no cartão de crédito consignado.
Dessa forma, você consegue ter um empréstimo consignado de 30% da sua renda. Mas, se precisar usar o total de 35%, os 5% só podem ser liberados via cartão consignado.
Faça o cálculo
Para realizar esse cálculo, é necessário entender qual o valor líquido da sua renda ou benefício (quanto você realmente recebe do seu pagamento, excluindo todos os descontos feitos). Depois de saber este valor, multiplique-o por 0.35, número que corresponde ao percentual que poderá ser usado com o empréstimo consignado.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Fez a multiplicação? Prontinho, você encontrou o valor que será a sua margem consignável. Agora que você já sabe, pode ficar mais tranquilo porque, assim, não terá surpresas que podem afetar o pagamento das suas outras despesas pessoais.
Entenda mais sobre empréstimo consignado
Ficou com alguma dúvida sobre esse tipo de empréstimo? Não tem problema e sabe porque? Estamos aqui para descomplicar sua vida com conteúdos que te ajudam a entender melhor tudo que envolve esse assunto:
- Empréstimo consignado: características e como solicitar;
- Herdeiros devem pagar empréstimo consignado de devedor falecido;
- Empréstimo consignado com garantia do FGTS.
Aproveite a leitura e até mais!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário