Marketplace ou e-commerce: por onde devo começar a vender?
Se a sua empresa ainda não está na internet, é melhor começar a traçar um plano para inseri-la nas redes e aumentar suas vendas. Mas, afinal, por onde e como começar a vender online? Nesse artigo, você vai entender se é melhor iniciar suas vendas via marketplace ou e-commerce. Continue a leitura!
O que você procura?
Marketplace ou e-commerce: por onde devo começar a vender?
Antes de começar a vender online, é preciso entender qual a diferença entre o marketplace e o e-commerce. Primeiramente, os dois segmentos podem coexistir em um negócio, mas ainda é preciso decidir por onde começar.
Caso você esteja em dúvida entre os dois segmentos. Fique tranquilo, vamos te explicar e apresentar as principais características de cada um deles.
O que é marketplace?
Basicamente, o marketplace coloca o seu negócio em um shopping virtual. Através de um site ou plataforma, você e outros empreendedores conseguem exibir os próprios produtos e serviços.

O marketplace mais conhecido do Brasil é o Mercado Livre. Por lá, vários empreendedores conseguem aumentar as vendas por conta do alcance do site que acaba entregando visibilidade nacional.
O que é e-commerce?
O e-commerce coloca a sua loja em um único site, onde seus produtos e serviços estarão disponíveis para os seus clientes.
Nesse caso, você será responsável pela construção do site ou loja virtual, inserir os produtos, informações extras e fazer as campanhas de marketing.
Por isso, é importante entender que no e-commerce, o alcance e engajamento é de sua responsabilidade, diferente do marketplace que já conta com essa estrutura.
Marketplace ou e-commerce: qual vale a pena?
Apesar de serem semelhantes, existem alguns pontos que merecem destaque antes de tomar a decisão entre marketplace ou e-commerce.
Como você pode imaginar, quando uma plataforma disponibiliza o seu espaço e alcance, ela irá cobrar por isso. No caso do Mercado Livre é exatamente isso que acontece.
Geralmente, as taxas dos marketplaces variam entre 12% a 16%, mas é preciso levar em consideração que você terá facilidade, segurança de pagamentos, comodidade de entrega, maior alcance e outras vantagens. Por isso, muitos vendedores acabam repassando as taxas em cima do valor do produto.
Ou seja, o marketplace é a decisão ideal para aqueles que são microempreendedores ou desejam aumentar significativamente as vendas, mas ainda não possuem uma marca totalmente consolidada.
Caso você já conheça o seu público consumidor, tem uma marca consolidada e deseja apenas começar as vendas no mundo virtual, o e-commerce é a melhor escolha. Afinal, você não precisará lidar com taxas de hospedagem, no entanto, precisará investir na criação e manutenção do site.
O grande diferencial do e-commerce está na personalização do domínio e aparência da loja. Além disso, é possível escolher quais serão as formas de pagamentos oferecidas.
Por isso, se a sua loja ainda está em expansão e não é consolidada, indicamos que você comece as vendas online pelo marketplace. Caso ela já esteja em ascensão, você pode investir em um e-commerce, mas com o comprometimento necessário.
Descomplicamos?
Esperamos que você tenha gostado de entender qual a melhor forma de começar as vendas online. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos para você. Até mais!
Deixe seu comentário