Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Mercado eleva a perspectiva para a Selic em 2021

Por Camila SilveiraPublicado em

O mercado elevou a perspectiva para a taxa básica de juros, Selic, no ano de 2021. Atualmente, ela está em 2% ao ano, porém, de acordo com a pesquisa semanal Focus, divulgada pelo Banco Central no mês de novembro, os economistas passaram a ver a taxa em 2021 a 3%. A previsão para o ano de 2020 permanece a mesma.

O Top-5, um dos grupos que mais acertam as previsões, também manteve a projeção de juros básicos a 2% neste ano, mas aumentou a contas para 2021, de 2,25% a 2,50%. 

A pesquisa divulgada pelo Banco Central apontou que a estimativa para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2020 aumentou pela 15ª semana e foi de 3,25% a 3,45%. Para 2021, a previsão indica o aumento na 5ª semana, com a inflação calculada em 3,40% de 3,22%.

O motivo dessa perspectiva é que as projeções da inflação estão se aproximando das metas determinadas pelo Banco Central nos próximos anos. A avaliação é de que a instituição poderá acabar com o chamado "forward guidance", que em português significa prescrição futura.

O forward guidance, que foi adotado em agosto, é uma indicação técnica do BC de que não pretende elevar os juros básicos, caso a inflação seguir sob controle e o risco fiscal não se alterar. No entanto, nos últimos meses, a inflação ao consumidor está muito alta, puxada para o aumento de preços em itens, como alimentos e energia.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Após avaliar tal cenário, o Banco Central afirmou que "em breve, as condições para a manutenção do forward guidance podem não mais ser satisfeitas". Melhor dizendo, se o banco retirar essa mensagem técnica de suas comunicações, ele poderá ficar mais livre para aumentar os juros básicos se achar necessário.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos