Mercado financeiro: como ele funciona?
Já imaginou se os bancos utilizassem o seu dinheiro parado na conta corrente? Então, ele pode ser emprestado para o mercado financeiro. Negociações no dia a dia não são nada mais que pessoas com interesses parecidos que chegam em um acordo, e mercado financeiro não é diferente. Este é o lugar no qual existem pessoas que emprestam dinheiro e aqueles que tomam emprestado para devolver com juros. Quer entender mais? Continue a leitura.

O que você procura?
O que é o mercado financeiro?
O mercado financeiro nada mais é do que um ambiente que reúne aqueles que investem e os que tomam o dinheiro emprestado.
Infelizmente, o que falamos anteriormente é verdade, seu banco pode emprestar o dinheiro que sobra na sua conta corrente e sem pagar nenhuma taxa para isso, ou seja, mesmo que não queira, você já faz parte do mercado financeiro.
Os principais intermediários no mercado financeiro que tem como intuito unir os investidores e os tomadores são: os bancos, corretoras de valores imobiliários, financeiras, cooperativas de crédito, entre outros.
Como funciona o mercado financeiro?
O objetivo do mercado financeiro é alinhar interesses, já que, enquanto existem pessoas que têm dinheiro sobrando e precisam de rendimentos, outras necessitam de um dinheiro extra. Nesse ambiente, os empréstimos são comuns, e para participar dele de forma ativa a melhor maneira é se planejar para fazer o dinheiro sobrar.
Aquele que empresta, está adquirindo débito de uma empresa ou pessoa, para depois receber o pagamento com juros.
Entenda o mercado financeiro de forma simples
O sistema financeiro brasileiro é dividido em quatro grandes mercados. Confira quais são:
Mercado de câmbio
O mercado de câmbio é responsável por fazer a troca de moedas. Ele é útil para aqueles que possuem relações internacionais, como empresas exportadoras e também Pessoas Físicas que viajam internacionalmente. O Banco Central é um dos responsáveis pela administração, fiscalização e controle das operações desse mercado.
Mercado monetário
As transações de curto prazo estão aqui, geralmente aquelas que tem como foco a liquidez, flexibilidade e segurança. Neste mercado, as principais transações realizadas são: empréstimos, Títulos Públicos e privados com vencimentos em até um ano.
Mercado de crédito
No mercado de crédito é reunido as operações de créditos e financiamentos tanto para Pessoas Jurídicas, como para Pessoas Físicas. Neste segmento, o dinheiro dos investidores é captado para emprestar a pessoas físicas e empresas, mas com uma cobrança de juros. Estão presentes nesse mercado os conhecidos: cartão de crédito, empréstimo pessoal, cheque especial, entre outros.
Mercado de capitais
Por meio do mercado de capitais os ativos são negociados, ou seja, neste segmento acontece às compras e vendas dos valores mobiliários. Quem já dominou o mercado de capitais consegue poupar mais do que gasta e investe a diferença para obter um lucro. Neste caso, o investidor empresta seu dinheiro para empresas que precisam de capital e depois recebem no prazo determinado.
Gostou desse artigo?
Apesar de ser uma estrutura ampla e complexa, o mercado financeiro é responsável por reunir um conjunto de instituições permitindo a negociação de produtos financeiros. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até breve!
Deixe seu comentário