Mercado Livre: marketplace poderá atuar como instituição financeira
Se você usa o Mercado Livre como um canal de vendas, saiba que agora poderá utilizá-lo para adquirir crédito. Isso porque o marketplace vai atuar como instituição financeira, já que ele recebeu o aval do Banco Central (BC) em novembro de 2020.

Com isso, a empresa de tecnologia poderá consolidar sua atuação no mercado de crédito. Para ver mais detalhes a respeito desse assunto, continue a leitura do artigo.
Mercado Livre poderá ampliar suas operações de crédito
Com essa mudança, o Mercado Livre vai continuar sua atividades como marketplace, mas agora ele será capaz de oferecer produtos ou serviços financeiros. Dessa forma, expandindo o leque de serviços e alcançando uma base maior de clientes.
Vale lembrar que esse anúncio, feito em novembro de 2020, veio depois da empresa ter anunciado ao público que recebeu um aporte de R$ 400 milhões do Goldman Sachs, dinheiro este que será destinado para a ampliação do serviço de crédito.
De acordo com informações da Exame, o vice-presidente da divisão de pagamentos do Mercado Livre, Tulio Oliveira, afirmou que a empresa de tecnologia já concedeu R$ 10 bilhões em crédito, em um total superior a 10 milhões de transações realizadas desde 2017.
O vice-presidente também disse que as operações financeiras foram concedidas, principalmente, para consumidores e pequenos empreendedores que não têm acesso aos serviços de crédito oferecidos por instituições financeiras mais tradicionais no mercado.
Conheça o Mercado Crédito
O principal serviço que a empresa já oferecia no segmento de crédito é um meio de pagamento online que permite pagamentos em até 12x no boleto.
Chamado de Mercado Crédito, essa opção pode ser usada para que consumidores sem cartão de crédito financiem a compra de itens no Mercado Livre, por exemplo. Portanto, as parcelas podem ser pagas via boleto bancário ou com o saldo no Mercado Pago.
O que é o Mercado Livre?
Essa empresa de tecnologia foi criada em 1999 na Argentina. Atualmente, é considerada como o principal marketplace da América Latina, ou seja, essa plataforma funciona como um shopping online.
Dentro de sua plataforma, é possível comprar, pagar, vender, enviar e anunciar produtos e serviços pela internet de forma muito fácil e prática.
Vale destacar ainda que a empresa opera em 18 países. Fora que ela conta com mais de 5 mil colaboradores em toda a América Latina e mais de 1.900 somente no Brasil.
Conteúdos que você precisa conhecer
Fique com a gente e aproveite esse momento para ler outros artigos que podem ser interessantes para você:
- Se arrependeu de uma compra no Mercado Livre? Saiba como cancelar;
- Como entrar em contato com o Mercado Livre?;
- Conheça o cartão do Mercado Livre: ideal para compras.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário