Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Metas SMART: entenda o que são e como aplicá-las para 2022

Por Sabrina VansellaPublicado em

Você precisa entender quais são os seus objetivos para começar a traçar um plano prático que será responsável por te ajudar a alcançá-los, certo? Com a ajuda de uma boa estratégia como a técnica de metas SMART, fica mais fácil de atingi-los.

Para começar o ano com realizações, continue a leitura do artigo e veja como esse método pode ser útil para você.

O que significa metas SMART?

Além de fazer um trocadilho com a palavra inteligência que é a tradução de "smart" do inglês para o português, essas técnica divide as metas em cinco critérios com a letra inicial de cada palavra:

  • S: specific (específico);
  • M: measurable (mensurável);
  • A: attainable (atingível);
  • R: relevant (relevante);
  • T: time based (prazo).

Para utilizar o método SMART, você deverá seguir esses cinco passos para cada uma das suas metas. A partir disso, será estabelecido uma trajetória que vai te ajudar nos seus objetivos.

Por exemplo: se sua meta for muito ampla, como "ganhar mais dinheiro", você não conseguirá ter clareza de como ou quando essa meta poderá ser atingida. O que acaba aumentando as chances de procrastinação ou desistência do objetivo.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Específico (specific

Como dissemos anteriormente, é preciso que sua meta seja específica. Metas como "aumentar o lucro" ou "diminuir gastos" são muito vagas e não trazem a clareza de como você vai conseguir alcançá-las.

Por isso, o ideal é que você responda algumas outras questões a partir da meta inicial, como: o que desejo alcançar? Por que? Quem pode me ajudar a atingir a meta?

Portanto, caso a meta seja diminuir os gastos é indicado que você coloque a quantia que deseja economizar por mês, por exemplo: "economizar R$ 1 mil de gastos com delivery em cinco meses".

Mensurável (measurable

Essa parte das metas SMART acompanha o tempo que pode demorar para atingir sua meta. Por isso, a meta deve ter indicadores que mostram se ela tem avançado ou não.

Nesse momento, você pode considerar fazer um checklist em uma agenda ou bloco de notas que mostra o avanço de cada marcação. 

Atingível (attainable

Sonhar é muito importante, mas realizar é essencial. Ou seja, ao definir a meta você deverá questionar se ela é alcançável ou não.

Na prática, funciona dessa forma: se a sua renda só permite que você invista até 30% do valor por mês, não é viável que você aumente essa porcentagem e não consiga lidar com contas básicas, como alimentação, moradia, entre outros.

Relevante (relevant

Uma meta deve ser atingível e ter relevância. A partir desse critério, o método de metas SMART defende que você deve entender qual o impacto de um objetivo na sua vida.

Ou seja, quanto mais relevante e importante você considera essa meta, mais tempo e motivação você deve dedicar para atingi-la.

Prazo (time based

Por fim, mas não menos importante, o último critério das metas SMART talvez seja o principal: estabelecer um prazo para que cada meta seja alcançada.

Existem metas de curto (até um ano), médio (até cinco anos) e longo prazo (acima de cinco anos). Avalie e considere as variáveis para o progresso de cada uma delas.

E aí, gostou de conhecer essa técnica? 

Esperamos que com essa técnica você consiga tirar seus planos do papel! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Conheça os 3 bancos que mais liberam limite de crédito

Como eliminar restrições no CPF e ficar com o nome limpo

Erro X5 na Caixa: o que é e como resolver?

Saiba como aproveitar as férias com pouco dinheiro

BBB22: quanto custa e como assinar o pay-per-view?

Aprenda organizar seu dinheiro com o Finanças+ do BTG+

IPTU 2022: saiba quais são os aumentos e descontos para algumas capitais do país