Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Por Viagem Com PontosPublicado em

Se você deseja ingressar no mundo das milhas, mas ainda não entendeu muito bem como ele funciona, saiba que você está no lugar certo! Neste artigo você confere o que são milhas, tira todas as suas dúvidas e fica por dentro do mercado de pontos.

O que são Milhas e como elas funcionam?

Suponha que você compre algum produto no supermercado, e na hora de pagar, escolha a opção de crédito. Se o seu banco ou instituição oferecer o serviço de pontos, após o pagamento ser finalizado você irá receber uma pontuação equivalente ao valor gasto. 

Após o acúmulo de uma certa quantidade, é possível fazer a troca dos pontos por produtos ou descontos. Esse processo é o mesmo para as milhas aéreas. Após acumular um montante de pontos, você pode trocá-los por uma passagem aérea, produto, serviço e assim por diante.  

Basicamente, as milhas são pontos que são acumulados aos poucos e que depois você pode trocar por um benefício dentro da própria empresa. Esse é um processo utilizado para fidelizar o cliente.

Qual a diferença entre Pontos e Milhas?

Como informado no tópico anterior, milhas e pontos são a mesma coisa, a única diferença são os nomes que programa definem, Para você entender melhor, pense que quando os pontos estão no cartão de crédito, em um programa de banco, eles são chamados de pontos. E quando estão em um programa aéreo são chamados de milhas.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Cada instituição financeira possui seu próprio programa de fidelidade. Confira quais são os principais a seguir:

  • Santander: programa Esfera;
  • Itaú: programa IUPP;
  • Bradesco e Banco do Brasil: programa Livelo;
  • Caixa Econômica: programa Pontos Caixa.

Agora, quando o assunto são programas de fidelidade aéreos, cada companhia brasileira tem o seu. Os três maiores são: Latam Pass, TudoAzul e Smiles.

Como eles funcionam?

Quando você tem pontos no seu programa de banco, é possível transferir para um programa aéreo transformando eles em milhas. Algumas companhias oferecem pontos bônus, que podem até mesmo dobrar a quantidade original.

Qual é o melhor programa de pontos?

Essa é uma dúvida que exige uma certa análise. Qual é o aeroporto mais perto da sua casa? Quais são as empresas que contam com mais aeronaves nesse aeroporto? Qual é o tipo de viagem que você quer fazer? Suas viagens em sua maioria são para dentro do país ou para o exterior? 

Como você pode observar, existem diversos fatores que podem influenciar no momento da indicação do melhor programa de pontos aéreos. Depende de cada caso e do seu estilo de vida. 

Centralize seus pontos 

Um erro muito comum entre aqueles que são novos nesse mundo, o que pode ser o seu caso, é não centralizar as milhas em um só programa. Por exemplo, você está acumulando seus pontos no banco, surge uma promoção do Latam Pass e você envia sua pontuação para lá. Após alguns meses, a TudoAzul aparece com uma promoção um pouco melhor e você também manda seus pontos para o programa. 

Já deu para entender o que acontece, não é? Se você começar a espalhar essas milhas em vários programas diferentes, vai ser difícil você conseguir usá-las. Isso porque você não pode transferir essas milhas entre programas aéreos, apenas do seu banco para um programa aéreo uma única vez. Diversificar seus pontos entre programas é interessante, mas apenas depois que você já entende como o mercado funciona.

Só o cartão de crédito acumula pontos?

Muitas pessoas acreditam que o acúmulo de pontos é feito só por cartões, mas na verdade não é bem assim que funciona. Acumular uma boa pontuação na modalidade crédito só é uma excelente opção para quem gasta altos valores regularmente nessa função. 

Uma grande parte dos brasileiros não sabem, mas muitos desses programas possuem parcerias, sendo eles com sites, e-commerce, hotéis, entre outros. Ao realizar compras nesses parceiros, além de acumular os pontos tradicionais, você também pode acumular pontos para cada real que você gasta.

Por exemplo: se você compra um carregador de celular por R$ 100 e está rolando uma promoção em um site parceiro, na qual você ganha dez pontos para cada real gasto. Nesse caso, você ganharia 1 mil pontos pela compra. Muito mais vantajoso, concorda?

Além do pagamento com cartão de crédito, você pode comprar créditos dentro dos programas de fidelidade aérea para utilizar com o Uber, por exemplo. Você também pode acumular pontos enquanto viaja, alugando um carro diretamente de um programa parceiro.

O que é um clube de pontos?

As companhias aéreas também disponibilizam clube de pontos, que é um produto, no qual, você paga uma mensalidade e ganha uma quantia de milhas todos os meses. O interessante desses clubes são os benefícios oferecidos por cada companhia ou instituição. Em alguns você vai ganhar mais milhas quando você usar um parceiro, em outros, recebe um desconto quando você for resgatar uma passagem, entre vários outros benefícios.

Mas, vale a pena assinar um clube de pontos?

Depende. Na maioria dos casos, só vale a pena assinar um clube de pontos se você já possuir outras formas diferentes de acúmulo de milhas, como as citadas anteriormente. Afinal, você pagará um valor mensal para ter um número maior de pontos. 

O ideal é que você tenha outras fontes de milhas que sejam baratas ou sem custo adicional, para que seja possível equilibrar as suas finanças. 

Milhas tem validade?

Geralmente, essas milhas costumam ter validade de dois anos. Porém, o que acontece quando você as transfere do seu programa de banco para um programa aéreo, elas ganham uma nova validade.

Entretanto, é importante ter em mente que as milhas bônus costumam ter uma validade menor, variando entre 6 a 12 meses.

Quer entender mais sobre o assunto?

No canal do Youtube Viagem com Pontos você encontra diversos assuntos relacionados a milhas e aprende um pouco mais sobre esse mundo. 

No vídeo a seguir, você confere na íntegra o assunto que tratamos nesse conteúdo e pode tirar suas dúvidas diretamente com a Tales, especialista em milhas e responsável pelo canal. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Viagem Com Pontos

Inconformado com a ideia de viajar uma vez por ano, e passar o resto dos meses pagando a viagem, Tales Toledo começou a buscar alternativas para conseguir economizar e viajar mais. Foi assim que o especialista adentrou o maravilhoso mundo das milhas! Toda essa bagagem proporcionou a criação de um dos maiores canais do Youtube e perfis do Instagram sobre Milhas Aéreas, onde você encontra tudo sobre o assunto.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

O que é Capital Social e Como Definir o Valor?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial

Cartão de Crédito Nubank: Benefícios Nubank e Mastercard

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?