Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Minimalismo: o que é e como atingir a independência financeira com ele?

Por Thais SouzaPublicado em

Atingir a independência financeira é o sonho de muitos brasileiros. Esse sonho pode estar mais perto de ser conquistado com o minimalismo, um estilo de vida que ajuda as pessoas a se livrarem dos excessos e do consumo desenfreado. 

Entenda o que é minimalismo financeiro e confira dicas de como aplicá-lo em sua vida para ter maior planejamento, independência e organização das suas finanças. 

Minimalismo financeiro: o que é?

O minimalismo financeiro é um modelo de vida que consiste na ideia de aplicar uma proposta minimalista para suas finanças pessoais. O objetivo deste estilo é simplificar a vida financeira das pessoas, auxiliando-as a gastar o mínimo possível.

Apesar de se basear no "menos é mais", a ideia do minimalismo financeiro não se trata de abandonar de vez os o dos bens materiais e sim sobre investir no que realmente importa.

Por que ser minimalista no mundo de hoje?

Vivemos em um mundo em que somos expostos e estimulados ao consumo diariamente. Com isso, resistir acaba ficando cada vez mais difícil e as compras por impulso podem prejudicar o seu bolso.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Portanto, ser minimalista no contexto atual é uma forma de evitar gastos excessivos que podem gerar dívidas e outros problemas financeiros. Com essa mudança de hábitos, além de gastar menos, você também vai conseguir destinar o dinheiro que sobra para investimentos ou gastos mais importantes. 

Como aderir ao minimalismo financeiro?

1. Viva com o necessário

Como dissemos anteriormente, o minimalismo não diz respeito a eliminar o consumo, e sim sobre viver com o necessário. Você pode desejar ter o carro do ano, por exemplo, mas a questão é: se ter apenas um veículo já supre suas necessidades, você precisa comprar outros?

2. Organize suas finanças 

O minimalismo financeiro prega a importância de simplificar o seu orçamento e ter poucas contas para pagar. Assim, boa parte do dinheiro que você ganha vai sobrar para seus planos.

Para chegar a esse patamar, é essencial que você faça um planejamento financeiro para ter controle de tudo que entra e sai da sua conta bancária.

3. Pense uma, duas ou até três vezes antes de comprar 

Certamente você já se perguntou: "cadê aquele dinheiro que estava aqui?". É comum esquecermos com o que, onde ou quando gastamos nosso dinheiro. Porém, na maioria das vezes, esse esquecimento indica um gasto por impulso. 

Afinal, se você não lembra com o que ou onde gastou seu dinheiro, esse gasto não foi importante para você. Vale lembrar que aquela boa sensação ao adquirir um bem dura pouco e você pode se arrepender depois que ela passar. 

4. Saiba administrar seu dinheiro 

Ao aderir ao minimalismo financeiro, sobrará mais dinheiro para você durante o mês. Por isso, é importante saber administrar a sua grana extra. 

A opção mais interessante é o investimento. Existem diversos tipos de investimento para você escolher, porém, lembre-se que você deve investir em um ativo que vá de acordo com seu perfil de investidor.

Gostou das dicas?

Existem muitos caminhos para chegar ao minimalismo financeiro e conquistar a sua independência. Cabe a você adaptar a melhor estratégia às suas condições e objetivos atuais.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Corretoras de Criptomoeda: Como evitar ciladas? Veja algumas dicas

Descubra como se proteger de cobranças indevidas nas suas contas de telefone

O que é pró-rata e como calculá-lo?

5 dicas para viver com um salário mínimo

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações

Lei do Superendividamento: saiba como renegociar suas dívidas sem extrapolar seu orçamento

Como se organizar para comprar sua casa própria em 2022