Foregon.comConteúdos
    1. Dicas Financeiras

    Mitos e verdades sobre economia doméstica – Energia Elétrica

    Por Guilherme GadelhaPublicado em
    Compartilhe

    Por mais que alguns hábitos e ideias estejam em nossa família por gerações, é importante desmistificar os mitos e verdades sobre economia doméstica para poupar com eficiência.

    No texto de hoje você confere algumas crenças populares sobre economia. Afinal, para ser bem sucedido, é preciso encarar a realidade e entendê-la como ela realmente é.

    Conheça os mitos e verdades sobre economia doméstica

    O chuveiro gasta mais energia que os outros aparelhos

    MITO!

    O chuveiro é o aparelho que mais consome energia em tempo real, no entanto, quando comparado a longo prazo, a geladeira precisa de mais energia para manter o seu funcionamento elétrico. Procure aumentar a temperatura somente quando for necessário, e não se esqueça de tomar o seu banho o mais rápido o possível.

    Aparelhos de 220v gastam menos que os de 100v

    MITO!

    Por se tratar de uma diferença mínima, o uso de aparelhos de 110v e 220v não interferem em sua conta de luz. Apesar dos aparelhos de 220v contarem com uma vida útil maior, a única importância aqui é tomar cuidado para não ligar aparelhos de 110v em tomadas de 220v.

    Mesmo desligados, aparelhos ligados na tomada ainda consomem energia

    VERDADE!

    Mesmo ligados na tomada, a maioria dos aparelhos não costumam gastar tanta energia ao ponto de se tornarem um vilão. No entanto, quem tem uma quantidade maior de aparelhos, precisa refletir o seu consumo, já que a economia anual pode fazer uma grande diferença.

    Secar roupas atrás da geladeira consome mais energia?

    VERDADE!

    Mesmo se tratando de uma técnica antiga, esse hábito pode ser um vilão para o seu bolso. Colocar roupas para secar atrás da geladeira pode elevar a taxa de consumo em até 20%. Por isso, é importante deixar as roupas no varal, e essa “técnica” no passado.

    É mais economico passar roupa em quantidades menores

    MITO.

    Quando falamos de ferro de passar roupas, é importante lembrarmos que o fator principal de consumo é o tempo que ele leva para se aquecer. Por isso, o ideal é acumular a sua roupa para passar a maior quantidade o possível.

    Lâmpadas de LED gastam menos

    VERDADE!

    As lâmpadas de LED gastam até 10 vezes menos que as lâmpadas incandescente. Ainda não trocou as suas lâmpadas? Bom, já passou da hora, viu?

    O local de instalação do ar condicionado não interfere no consumo

    MITO!

    Além de interferir diretamente na eficácia de seu funcionamento, instalar o ar condicionado no local errado também pode aumentar o consumo de energia. Um bom planejamento e a ajuda de um profissional é um ótimo caminho para economizar mais.

    Agora que você conhece alguns mitos e verdades sobre economia doméstica, é hora de colocar a mão na massa. Lembre-se de que a verdadeira luz é aquela que nos ajuda a encontrar maneiras de alcançar os nossos objetivos.

    Quer saber como economizar dinheiro ganhando pouco? Confira os detalhes clicando aqui.

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Dicas Financeiras

      Quais dívidas você deve evitar para não perder o imóvel?

    • Dicas Financeiras

      Controle de custos: como se organizar em 3 passos

    • Dicas Financeiras

      5 fintechs brasileiras que devem virar unicórnios em breve

    • Dicas Financeiras

      Como pagar ingresso na Cinemark através do QR Code do Mercado Pago

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando