Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Mitos e verdades sobre economia doméstica – Energia Elétrica

Por Guilherme GadelhaPublicado em

Por mais que alguns hábitos e ideias estejam em nossa família por gerações, é importante desmistificar os mitos e verdades sobre economia doméstica para poupar com eficiência.

No texto de hoje você confere algumas crenças populares sobre economia. Afinal, para ser bem sucedido, é preciso encarar a realidade e entendê-la como ela realmente é.

O que você procura?

Conheça os mitos e verdades sobre economia doméstica

O chuveiro gasta mais energia que os outros aparelhos

MITO!

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O chuveiro é o aparelho que mais consome energia em tempo real, no entanto, quando comparado a longo prazo, a geladeira precisa de mais energia para manter o seu funcionamento elétrico. Procure aumentar a temperatura somente quando for necessário, e não se esqueça de tomar o seu banho o mais rápido o possível.

mitos e verdades sobre economia domestica

Aparelhos de 220v gastam menos que os de 100v

MITO!

Por se tratar de uma diferença mínima, o uso de aparelhos de 110v e 220v não interferem em sua conta de luz. Apesar dos aparelhos de 220v contarem com uma vida útil maior, a única importância aqui é tomar cuidado para não ligar aparelhos de 110v em tomadas de 220v.

Mesmo desligados, aparelhos ligados na tomada ainda consomem energia

VERDADE!

Mesmo ligados na tomada, a maioria dos aparelhos não costumam gastar tanta energia ao ponto de se tornarem um vilão. No entanto, quem tem uma quantidade maior de aparelhos, precisa refletir o seu consumo, já que a economia anual pode fazer uma grande diferença.

Secar roupas atrás da geladeira consome mais energia?

VERDADE!

Mesmo se tratando de uma técnica antiga, esse hábito pode ser um vilão para o seu bolso. Colocar roupas para secar atrás da geladeira pode elevar a taxa de consumo em até 20%. Por isso, é importante deixar as roupas no varal, e essa "técnica" no passado.

É mais economico passar roupa em quantidades menores

MITO.

Quando falamos de ferro de passar roupas, é importante lembrarmos que o fator principal de consumo é o tempo que ele leva para se aquecer. Por isso, o ideal é acumular a sua roupa para passar a maior quantidade o possível.

Lâmpadas de LED gastam menos

VERDADE!

As lâmpadas de LED gastam até 10 vezes menos que as lâmpadas incandescente. Ainda não trocou as suas lâmpadas? Bom, já passou da hora, viu?

O local de instalação do ar condicionado não interfere no consumo

MITO!

Além de interferir diretamente na eficácia de seu funcionamento, instalar o ar condicionado no local errado também pode aumentar o consumo de energia. Um bom planejamento e a ajuda de um profissional é um ótimo caminho para economizar mais.

Agora que você conhece alguns mitos e verdades sobre economia doméstica, é hora de colocar a mão na massa. Lembre-se de que a verdadeira luz é aquela que nos ajuda a encontrar maneiras de alcançar os nossos objetivos.

Quer saber como economizar dinheiro ganhando pouco? Confira os detalhes clicando aqui.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Semana do Consumidor 2023: Como Aproveitar as Ofertas e Promoções

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens