Modelo de negócio B2B: entenda como funciona
Se você já assistiu ao programa Shark Tank, provavelmente já tenha ouvido falar dos mais diversos termos utilizados no ramo empresarial. Um deles, é o chamado B2B, uma abreviação para business to business (de empresa para empresa). Mas o que essa sigla significa na prática? Essa e outras dúvidas você pode tirar com a leitura do artigo!

B2B: o que é esse modelo de negócio?
Apesar de todos os modelos de negócios envolverem pessoas, o B2B é um termo utilizado para empresas que vendem seus produtos para outras empresas. Por exemplo: um mercado compra suas mercadorias de empresas do ramo alimentício (B2B) e vende os produtos comprados para consumidores finais (B2C).
Principal característica
Ao vender ou comprar um produto ou serviço para/de outra empresa, o modelo de negociação costuma ser mais complexo e muitas vezes envolve acordos e contratos já que, na maioria das vezes, as compras acontecem por atacado (em grande quantidade) ou por um determinado período.
Por outro lado, a compra ou venda por B2B consegue garantir algumas vantagens interessantes para as duas empresas envolvidas, entre elas está uma receita recorrente e com previsão de ganho, o que geralmente não acontece com vendas para os consumidores finais. Portanto, ao fechar um contrato de venda dessa forma, você consegue prever os ganhos no próximo mês.
Qual a diferença entre o modelo B2B e o B2C?
A principal diferença entre o modelo de negócio B2B e o B2C, ou business to customer, está relacionado ao consumidor final de uma empresa. No B2B o foco é em captar empresas, já no B2C o cliente final são Pessoas Físicas.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Nos dois modelos existem desafios, mesmo que diferentes, o objetivo final é sempre atrair mais clientes ou bons acordos para aumentar a lucratividade da empresa.
Devo começar a vender B2B ou B2C?
Antes de tudo é preciso conhecer o próprio público para entender se vale mais a pena vender B2B ou B2C. Para chegar em um consenso, é indicado que você tenha um modelo de negócio estruturado que aponte qual o objetivo da sua empresa e quem ele consegue atender.
Mesmo que o plano inicial da sua empresa tenha sido atender outras empresas, existem algumas situações que pode ser vantajoso atender Pessoas Físicas. Mas claro, para conseguir essa resposta é preciso ter planejamento e contar com um bom estudo de mercado.
Descomplicamos?
Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o termo B2B. Se restou alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos. Leia outros dois artigos indicados para você:
- Confira os 5 nichos de negócios que crescem mesmo com a crise
- Melhores negócios para abrir com baixo investimento em 2021
Até a próxima!
Deixe seu comentário