Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Modelo de negócio B2B: entenda como funciona

Por Sabrina VansellaPublicado em

Se você já assistiu ao programa Shark Tank, provavelmente já tenha ouvido falar dos mais diversos termos utilizados no ramo empresarial. Um deles, é o chamado B2B, uma abreviação para business to business (de empresa para empresa). Mas o que essa sigla significa na prática? Essa e outras dúvidas você pode tirar com a leitura do artigo!

B2B: o que é esse modelo de negócio?

Apesar de todos os modelos de negócios envolverem pessoas, o B2B é um termo utilizado para empresas que vendem seus produtos para outras empresas. Por exemplo: um mercado compra suas mercadorias de empresas do ramo alimentício (B2B) e vende os produtos comprados para consumidores finais (B2C).

Principal característica

Ao vender ou comprar um produto ou serviço para/de outra empresa, o modelo de negociação costuma ser mais complexo e muitas vezes envolve acordos e contratos já que, na maioria das vezes, as compras acontecem por atacado (em grande quantidade) ou por um determinado período. 

Por outro lado, a compra ou venda por B2B consegue garantir algumas vantagens interessantes para as duas empresas envolvidas, entre elas está uma receita recorrente e com previsão de ganho, o que geralmente não acontece com vendas para os consumidores finais. Portanto, ao fechar um contrato de venda dessa forma, você consegue prever os ganhos no próximo mês.

Qual a diferença entre o modelo B2B e o B2C?

A principal diferença entre o modelo de negócio B2B e o B2C, ou business to customer, está relacionado ao consumidor final de uma empresa. No B2B o foco é em captar empresas, já no B2C o cliente final são Pessoas Físicas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Nos dois modelos existem desafios, mesmo que diferentes, o objetivo final é sempre atrair mais clientes ou bons acordos para aumentar a lucratividade da empresa. 

Devo começar a vender B2B ou B2C? 

Antes de tudo é preciso conhecer o próprio público para entender se vale mais a pena vender B2B ou B2C. Para chegar em um consenso, é indicado que você tenha um modelo de negócio estruturado que aponte qual o objetivo da sua empresa e quem ele consegue atender.

Mesmo que o plano inicial da sua empresa tenha sido atender outras empresas, existem algumas situações que pode ser vantajoso atender Pessoas Físicas. Mas claro, para conseguir essa resposta é preciso ter planejamento e contar com um bom estudo de mercado. 

Descomplicamos?

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o termo B2B. Se restou alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos. Leia outros dois artigos indicados para você:

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Chargeback: como evitá-lo com um sistema de gestão de pagamentos

MEI pode ter sócio na empresa? Descubra agora

O que é e como fazer uma Pipeline de Vendas

E-commerce: como se prevenir contra fraudes?

Pagar DAS MEI: valores, como emitir, formas de pagamento e mais!

Como parcelar MEI atrasado?

Verificação de dados nos dias atuais

Segurança e confiança nos e-commerces