Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Modelo de negócio B2C: entenda como funciona

Por Sabrina VansellaPublicado em

Se você deseja abrir uma empresa é preciso entender a maioria dos termos que rodeiam o segmento empresarial. Com o tempo você vai se acostumando, mas não custa acelerar esse processo de conhecimento, não é mesmo? Por isso, entenda de uma vez por todas o que é o modelo de negócio B2C e as principais diferenças com o B2B.

O que é B2C?

O modelo de negócio B2C é uma sigla para o termo em inglês Business to ConsumerOu, negócios para consumidores. Nesse caso, é colocado como consumidor final apenas Pessoas Físicas.

Normalmente, esse é o primeiro modelo de negócio que vem em mente quando pensamos em uma empresa. Por exemplo: lojas de sapatos, eletrodomésticos e até mesmo alguns tipos de serviços, como uma clínica estética ou odontológica são consideradas empresas B2C.

Por isso, a única diferença entre o modelo de negócio B2B e o B2C é o cliente final. Já que no B2B os clientes finais são Pessoas Jurídicas e outras empresas.

Como funciona na prática o modelo de negócio B2C?

Na prática, o modelo de negócio B2C vende seus produtos e serviços para Pessoas Físicas, mas isso que não quer dizer que ela não precise indiretamente do modelo B2B. Afinal, normalmente, as mercadorias para serem vendidas em um negócio B2C são compradas por empresas que adotam o modelo B2B.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Diferença entre o modelo B2C e B2B na prática

Ao mudar o cliente final, a empresa também deve passar por transformações para conseguir atendê-lo da melhor maneira possível. Entenda as principais diferença entre o B2C e o B2B:

Estratégia de vendas

No modelo de negócio B2C, são levadas em consideração estratégias que colocam o consumidor final como Pessoa Física. Um supermercado que detém desse tipo de conhecimento, se coloca no lugar de uma Pessoa Física e busca entender suas necessidades ou gatilhos mentais a partir de pesquisas de marketing.

No modelo B2B como a venda acontece para outra empresa, as estratégias costumam ser diferentes e os acordos mais altos. Normalmente, a empresa que tem como cliente final Pessoas Jurídicas precisam de muito cuidado e também devem estudar o potencial cliente antes de propor uma oferta.

Tipo de comunicação

Par alcançar ainda mais pessoas, é normal que empresas com o modelo de negócio B2C apostem em propagandas nos grandes veículos de massa. Ultimamente, com uso das redes sociais, mesmo que o foco seja de atrair mais consumidores, a busca acontece com propósito e alinhamento sempre em busca de determinado público alvo.  

Já no B2B, a comunicação entre a empresa que oferta o produto ou serviço e a que é vista como consumidora final acontece por intermeio de reuniões e acordos privados. 

E aí, gostou de conhecer esse termo?

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre esse modelo de negócio. Se restou alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos para você.

Tchau!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Soluções antifraude: como proteger sua empresa contra fraudes

Dicas para evitar fraudes no cadastro: como se proteger

Modelo de negócio B2B: entenda como funciona

Modelo de negócio B2C: entenda como funciona

Contas para Pessoas Jurídicas: saiba como regularizar o CNPJ

9 Indicadores empresariais que você deve ficar de olho

Como mitigar riscos em sua empresa

O que é e como o Open Banking pode afetar a minha empresa?