Modelo híbrido de trabalho: confira as vantagens e desafios
O "novo normal" no mercado de trabalho, que surgiu durante a pandemia do Covid-19, veio acompanhado de muitas mudanças, desafios operacionais, humanos e, sobretudo, da cultura corporativa. Um exemplo disso é o modelo híbrido, que para muitos, só trouxe benefícios e chegou para ficar.

Entenda o que é o modelo híbrido de trabalho, quais são suas vantagens e desafios para as empresas e colaboradores.
O que você procura?
Modelo híbrido de trabalho: o que é e como funciona?
Com a pandemia do Covid-19, enquanto muitas empresas fecharam suas portas por conta da crise financeira, outras se reinventaram e mudaram totalmente o seu modelo de trabalho, adotando o modelo híbrido.
Este modelo de trabalho é aquele em que o profissional trabalha em casa alguns dias, mas vai até o escritório da empresa em outros. Ou seja, um home office alternado, dividido entre os dias da semana.
Vantagens e desafios do modelo híbrido
O modelo híbrido é vantajoso tanto para as empresas, como para os funcionários. Confira os principais benefícios.
- Otimização das atividades;
- Evita aglomerações de funcionários;
- Permite manter uma relação corporativa, que por vezes é perdida quando o home office é adotado;
- Diminuição dos atrasos dos colaboradores por causa do trânsito;
- Descentralização e aumento do trabalho em equipe;
- Redução de custos;
- Melhor gestão do tempo para realização de atividades com familiares e amigos;
- Maior flexibilidade;
- Possibilita que as sedes das empresas sejam menores.
Mesmo com tantos benefícios para ambos, o formato é desafiado. Isso porque, exige foco, organização e muita disciplina, afinal, trabalhar em casa tem suas distrações.
Por parte das empresas, elas precisam demonstrar confiança nos funcionários e também devem investir no fornecimento de uma boa estrutura de trabalho remoto e tecnologias que garantam a gestão de ponto e produtividade.
Para o RH, os desafios são ainda maiores. Deve haver uma gestão da jornada dos profissionais, além do cuidado com a saúde e a motivação dos colaboradores, para manter uma boa relação, não importando qual seja o estilo de jornada.
Enfim, gostou do artigo?
Conta para a gente se você gostaria de trabalhar no modelo híbrido mesmo após a pandemia. Caso tenha ficado com alguma dúvida, use a aba de comentários abaixo.

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário