MT lança o seguro-desemprego pela internet: confira
O Ministério do Trabalho lanço uma nova função no Portal Emprega Brasil. Agora, os brasileiros podem solicitar o benefício do seguro-desemprego pela internet, sem precisar se deslocar até um órgão do governo.

O que você procura?
Seguro-desemprego poderá ser solicitado pela internet
O seguro-desemprego é um benefício muito importante para auxiliar o trabalhador demitido sem justa causa a se manter até conseguir voltar para o mercado de trabalho.
Antes, quem desejava solicitar o seguro-desemprego devia agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. Apenas após a visita, começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.
Agora, com o seguro-desemprego pela internet, assim que o trabalhador receber a documentação necessária da empresa, ele pode fazer o pedido online e preencher o formulário que antes era feito no Sine. O prazo é de 30 dias para receber o benefício e começará a contar a partir deste momento de envio do formulário.
Porém, com o objetivo evitar fraudes, o MT afirma que o trabalhador ainda precisa comparecer pessoalmente ao Sine. Contudo, o atendimento deve ser mais rápido, pois a parte mais demorada terá sido realizada pelo computador.
Como vai funcionar o seguro-desemprego pela internet?
Para solicitar o benefício online o trabalhador deverá fazer o seu cadastro no Portal Emprega Brasil, preencher seus dados e, assim que o acesso for liberado, preencher um formulário de oito etapas com questões sobre atividades laborais, formação acadêmica e experiência profissional.
Vale ressaltar que no momento do cadastro é importante ter em mão a sua carteira de trabalho, CPF e RG, já que será necessário acertar pelo menos quatro das cinco questões iniciais. Caso contrário você terá que esperar 24 horas para realizar outra tentativa ou entrar em contato com o INSS pelo número 135.
Quem tem direito ao seguro-desemprego?
- Trabalhadores formais (registrados em carteira) dispensados sem justa causa;
- Trabalhadores cursando programa de qualificação com contrato de trabalho suspenso em comum acordo com o empregador;
- Empregados domésticos dispensados sem justa causa;
- Pescadores em período de defeso (época de pesca controlada ou proibida);
- Pessoas resgatadas de condições análogas à escravidão.
Além de se encaixar em algum desses requisitos, o trabalhador deve estar dentro das regras estabelecidas pelo governo para receber o seguro-desemprego.
Conteúdos que podem ser úteis para você
- Como consultar a habilitação do seguro-desemprego?;
- Receber seguro-desemprego trabalhando é crime: entenda;
- Guia completo sobre o seguro-desemprego.
Gostou do artigo?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário