Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

MT lança o seguro-desemprego pela internet: confira

Por Thais SouzaPublicado em

O Ministério do Trabalho lanço uma nova função no Portal Emprega Brasil. Agora, os brasileiros podem solicitar o benefício do seguro-desemprego pela internet, sem precisar se deslocar até um órgão do governo. 

Seguro-desemprego poderá ser solicitado pela internet

O seguro-desemprego é um benefício muito importante para auxiliar o trabalhador demitido sem justa causa a se manter até conseguir voltar para o mercado de trabalho.

Antes, quem desejava solicitar o seguro-desemprego devia agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. Apenas após a visita, começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Agora, com o seguro-desemprego pela internet, assim que o trabalhador receber a documentação necessária da empresa, ele pode fazer o pedido online e preencher o formulário que antes era feito no Sine. O prazo é de 30 dias para receber o benefício e começará a contar a partir deste momento de envio do formulário.

Porém, com o objetivo evitar fraudes, o MT afirma que o trabalhador ainda precisa comparecer pessoalmente ao Sine. Contudo, o atendimento deve ser mais rápido, pois a parte mais demorada terá sido realizada pelo computador.

Como vai funcionar o seguro-desemprego pela internet?

Para solicitar o benefício online o trabalhador deverá fazer o seu cadastro no Portal Emprega Brasil, preencher seus dados e, assim que o acesso for liberado, preencher um formulário de oito etapas com questões sobre atividades laborais, formação acadêmica e experiência profissional.

Vale ressaltar que no momento do cadastro é importante ter em mão a sua carteira de trabalho, CPF e RG, já que será necessário acertar pelo menos quatro das cinco questões iniciais. Caso contrário você terá que esperar 24 horas para realizar outra tentativa ou entrar em contato com o INSS pelo número 135.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

  • Trabalhadores formais (registrados em carteira) dispensados sem justa causa;
  • Trabalhadores cursando programa de qualificação com contrato de trabalho suspenso em comum acordo com o empregador;
  • Empregados domésticos dispensados sem justa causa;
  • Pescadores em período de defeso (época de pesca controlada ou proibida);
  • Pessoas resgatadas de condições análogas à escravidão.

Além de se encaixar em algum desses requisitos, o trabalhador deve estar dentro das regras estabelecidas pelo governo para receber o seguro-desemprego. 

Conteúdos que podem ser úteis para você

Gostou do artigo? 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

PicPay disponibiliza chat para conversas no aplicativo

Veja se o Aúxilio Emergencial 2021 continuará depois de julho

Governo pode bloquear R$ 17,5 bilhões do orçamento 2021 para cumprir teto

Receita prorroga prazo de entrega do Imposto de Renda para 31 de maio

C6 Bank lança conta global para investimentos no exterior: conheça

iFood oferece 120 bolsas integrais para curso online Programação do Zero

Uber Eats reduz taxas em até 70% para ajudar restaurantes

Saiba como contestar o Auxílio Emergencial negado

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Notícias sobre economia e finanças