Negociar as dívidas é a parte mais importante para 35,2% dos ex-negativados
Segundo um estudo da Foregon, feito entre os dias 30 de dezembro de 2019 a 13 de janeiro deste ano, 35.2% dos ex-negativados afirmaram que a etapa de negociar as dívidas é a mais relevante na hora de limpar o nome. Saiba mais detalhes sobre esta e outras informações, logo a seguir.

O que você procura?
Qual a etapa mais importante na hora de limpar o nome?
O levantamento da fintech aponta que 28,9% dos consumidores brasileiros estão negativados, ou seja, mais de 60 milhões de pessoas. Este valor é baseado na estimativa populacional brasileira para 2019 dada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Contudo, a pesquisa também abordou questões relacionadas aos ex-negativados. Sendo assim, 39.5% deles consideraram o processo de limpar o nome fácil. Enquanto isso, 12.9% avaliaram como difícil.
Dito isto, a etapa mais importante no processo de limpar o nome foi a de negociar as dívidas. Saiba quais foram todas as respostas dos participantes, logo abaixo:
Negociar as dívidas | 35,2% |
Se planejar para pagar as dívidas | 28,9% |
Encontrar onde estava minha dívida | 18,7% |
Outro | 11,4% |
Os dados da pesquisa também mostram que quatro em cada dez ex-negativados negociaram e pagaram suas dívidas de forma parcelada (43,4%). Os outros 40,4% optaram por guardar dinheiro e fazer o pagamento à vista.
Em relação às maiores motivações para limpar o nome, 33.5% responderam que foi para conquistar a independência financeira e não depender de terceiros para realizar compras.
Pesquisa ‘Panorama dos negativados no Brasil 2020’
O estudo busca analisar as evidências relacionadas à inadimplência dentro do contexto brasileiro, além de identificar o nível de endividamento da maioria dos consumidores.
Portanto, para essa pesquisa, a fintech ouviu 5.908 consumidores e o nível de confiança do estudo é de 95%, com uma margem de erro de 1,3 pontos percentuais.
Além disso, todas as faixas etárias foram levadas em consideração no levantamento. Mas os respondentes na faixa de 25 a 34 anos se destacaram como a maioria, acumulando 38,1% de participação.
Vale citar ainda que a região com maior representatividade foi a Sudeste, concentrando 30,2% dos respondentes, seguida do Nordeste, com 24,6% e Sul, com 17,5%.
Conteúdos que você precisa conhecer
Preparamos uma série de conteúdos que podem te ajudar a regularizar a sua situação financeira. Acompanhe as opções:
Descomplicamos?
Se você é um ex-negativado, conte pra gente: o que foi mais essencial para você durante o processo de limpar o nome? Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário