Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

NFC e contactless: qual a diferença?

Por Thais SouzaPublicado em

Os pagamentos via cartão de crédito ou débito estão ficando cada vez mais tecnológicos, práticos e fáceis com o tempo. Mas, com tantas novas funções surgindo, você pode acabar se confundindo com os significados e funcionamento de cada uma delas. Por isso, neste artigo vamos te explicar a diferença entre NFC e contactless. Vamos lá?

O que é NFC?

A sigla NFC vem de Near Field Communication, que traduzido para o português significa: comunicação por campo de proximidade. Trata-se de uma tecnologia que requer a aproximação de dois dispositivos. Ela está presente nos smartphones mais atuais e outros dispositivos. 

Essa tecnologia é proporcionada por um componente responsável por emitir e receber dados. A especificação oficial menciona distância máxima de dez centímetros entre os dois dispositivos.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Os dispositivos que contém a tecnologia NFC podem ser de dois tipos diferentes, os ativos ou passivos. Veja abaixo como funciona: 

  • Dispositivos NFC ativos: são aqueles que têm fonte de energia própria e podem enviar ou receber informações, como celulares, maquininhas de cartão e terminais de transporte público;
  • Dispositivos NFC passivos: são os que precisam de um chip ativo próximo para obter energia e só podem transmitir dados, como: cartões de crédito e débito ou cartão de transporte.

Para saber se o seu celular possui a tecnologia NFC, basta entrar em "Configurações", na barra de buscas digitar "NFC" e habilitar a opção. No cartão de crédito, procure pelo símbolo que se parece com o do WiFi, se seu cartão tiver esse ícone, é porque será possível fazer pagamentos por aproximação.

O que é contactless?

O termo contactless, traduzido para o português como: sem contato, é utilizado para se referir a pagamentos por aproximação. Ou seja, você consegue pagar suas compras no crédito ou débito apenas aproximando o cartão ou celular da maquininha.

Para que o pagamento por aproximação seja possível, é preciso que a maquininha de cartão, o cartão ou o celular possua a tecnologia NFC.

Para pagar por aproximação com o cartão, basta aproximá-lo da maquininha, o pagamento é feito na hora, sem precisar inserir o cartão nem digitar senhas. Isso dificulta bastante que alguém copie os dados do seu cartão.

Com o celular, o pagamento é feito através das carteiras digitais, como o Google Pay, por exemplo. Você adiciona os dados do seu cartão na carteira digital e, na hora de pagar suas compras, basta aproximar o celular com a maquininha. 

NFC e contactless: qual a diferença?

A NFC é a tecnologia presente nos aparelhos que permite o pagamento por aproximação entre dois dispositivos. O termo contactless é utilizado para se referir aos pagamentos por aproximação. 

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas em relação às tecnologias contactless e NFC. Se ainda restou alguma, deixe seu comentário abaixo que entraremos em contato. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”