Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

NFC e contactless: qual a diferença?

Por Thais SouzaPublicado em

Os pagamentos via cartão de crédito ou débito estão ficando cada vez mais tecnológicos, práticos e fáceis com o tempo. Mas, com tantas novas funções surgindo, você pode acabar se confundindo com os significados e funcionamento de cada uma delas. Por isso, neste artigo vamos te explicar a diferença entre NFC e contactless. Vamos lá?

O que você procura?

O que é NFC?

A sigla NFC vem de Near Field Communication, que traduzido para o português significa: comunicação por campo de proximidade. Trata-se de uma tecnologia que requer a aproximação de dois dispositivos. Ela está presente nos smartphones mais atuais e outros dispositivos.

Essa tecnologia é proporcionada por um componente responsável por emitir e receber dados. A especificação oficial menciona distância máxima de dez centímetros entre os dois dispositivos.

Os dispositivos que contém a tecnologia NFC podem ser de dois tipos diferentes, os ativos ou passivos. Veja abaixo como funciona:

  • Dispositivos NFC ativos: são aqueles que têm fonte de energia própria e podem enviar ou receber informações, como celulares, maquininhas de cartão e terminais de transporte público;
  • Dispositivos NFC passivos: são os que precisam de um chip ativo próximo para obter energia e só podem transmitir dados, como: cartões de crédito e débito ou cartão de transporte.

Para saber se o seu celular possui a tecnologia NFC, basta entrar em "Configurações", na barra de buscas digitar "NFC" e habilitar a opção. No cartão de crédito, procure pelo símbolo que se parece com o do WiFi, se seu cartão tiver esse ícone, é porque será possível fazer pagamentos por aproximação.

O que é contactless?

O termo contactless, traduzido para o português como: sem contato, é utilizado para se referir a pagamentos por aproximação. Ou seja, você consegue pagar suas compras no crédito ou débito apenas aproximando o cartão ou celular da maquininha.

Para que o pagamento por aproximação seja possível, é preciso que a maquininha de cartão, o cartão ou o celular possua a tecnologia NFC.

Para pagar por aproximação com o cartão, basta aproximá-lo da maquininha, o pagamento é feito na hora, sem precisar inserir o cartão nem digitar senhas. Isso dificulta bastante que alguém copie os dados do seu cartão.

Com o celular, o pagamento é feito através das carteiras digitais, como o Google Pay, por exemplo. Você adiciona os dados do seu cartão na carteira digital e, na hora de pagar suas compras, basta aproximar o celular com a maquininha.

NFC e contactless: qual a diferença?

A NFC é a tecnologia presente nos aparelhos que permite o pagamento por aproximação entre dois dispositivos. O termo contactless é utilizado para se referir aos pagamentos por aproximação.

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas em relação às tecnologias contactless e NFC. Se ainda restou alguma, deixe seu comentário abaixo que entraremos em contato. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?