Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

NFT: como comprar o token não fungível?

Por Se Torne InvestidorPublicado em

O NFT tem movimentado o mercado financeiro recentemente. É a sigla para non fungible token, ou seja, é um token não fungível, mas ainda existem muitas dúvidas sobre essa temática e como comprar NFT principalmente.

O Bitcoin e o Ethereum foram os primeiros formatos a surgirem e atraíram bastante público, agora é a vez do NFT. Você sabia que NFT foi considerado como a palavra do ano de 2021?

Desmembrando esse termo, Token no ramo das criptomoedas significa a representação digital de um ativo registrado em uma blockchain. Nela ficam registradas todas as informações de venda que demonstram quem comprou aquele ativo.

Exemplificando, se alguém possui um token de uma propriedade, quer dizer que ela tem direito àquele imóvel ou parte dele. O seu valor de mercado varia de tempos em tempos, às vezes pode valorizar e às vezes pode cair.

Fungível significa o que pode ser substituído por outro de uma mesma espécie, qualidade e quantidade sem prejuízo. Uma nota de R$50,00 é fungível, pois pode ser substituída facilmente por outra nota igual. Já uma pintura como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, não é fungível pois não pode ser trocada por outra igual.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Sendo assim, o NFT é a representação de um item exclusivo, e isso pode ser de modo digital, arte gráfica no computador por exemplo, ou então fisicamente, como o quadro que foi citado. O NFT é o certificado digital que diz quem tem a propriedade de algo e tem confirmado sua autenticidade.

Só para te dar uma breve noção de como esse ativo é valorizado, o ‘’NFT Everydays: The First 5000 Days’’, a obra foi vendida por US $ 69,3 milhões em 2021. Assim como as obras de arte valorizam com o tempo, o mesmo pode ocorrer com os NFTs e a facilidade de transferir de uma pessoa para outra, se ele for digital, é bem vantajoso.

Como comprar NFTs?

Se você entendeu no que consiste esse token e ficou curioso para saber como comprar NFT, preste atenção, pois não é tão complicado, gasta apenas alguns minutos do seu dia.

Primeiramente é preciso fazer seu cadastro em alguma plataforma que trabalhe com isso, possuir fundos suficientes (em criptomoedas geralmente), navegar pelo marketplace, você pode usar os filtros para te ajudar nessa missão de escolher seu NFT e então fazer a compra daquele que deseja. Algumas NFTs possuem um valor fixado e outras funcionam no sistema de leilão.

A depender de cada plataforma escolhida para fazer a compra, existem regras próprias. Na OpenSea por exemplo, para conseguir adquirir uma NFT, é preciso usar como moeda o Ether ou alguns tokens específicos. Para iniciar a conta é necessário pagar a taxa de rede antecipadamente, que é o custo da validação das transações nas redes Blockchain.

Já na corretora Binance, é um pouco mais simples, você pode transferir o seu dinheiro, seja em real, dólar ou euro e então trocar por alguma criptomoeda aceita ou pode comprá-la até mesmo no cartão de crédito. A taxa de negociação é fixa em 1% somente.

Outras opções de marketplaces que vendem NFTs são: Rarible, Coinext, Foundation, Solanart, SuperRare, Nifty Gateway, 9Block (essa aqui é brasileira), Axie Marketplace, Bakery Swap, NFT ShowRoom, VIV3, OKX, dentre outras, análise qual faz mais sentido para você.

Resumindo, comprar NFT é simples, na maior parte dos casos vantajoso, e um tipo de negócio que só tende a crescer ao longo do tempo.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Se Torne Investidor

Criador e autor do blog e canal Se Torne Investidor, que transforma devedores em investidores de sucesso.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

3 investimentos de renda fixa para ganhar dinheiro com a alta da Selic

O que são criptomoedas?

Quanto rende 1 milhão na poupança? É uma boa opção?

Previdência privada: como funciona e como investir?

Qual é o futuro das criptomoedas e do metaverso? Saiba mais

Taxa DI hoje: entenda como descobrir e fazer a consulta

Juros da Poupança: saiba qual o rendimento hoje!

Como investir em Fundos Imobiliários?