Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que são NFTs? Tudo que você precisa saber sobre token não fungível

Por Sabrina VansellaPublicado em

Com tantas informações em alta é normal não entender alguns termos que vemos por aí. Ultimamente, a sigla NFT tem sido citada em diversas notícias e está causando confusões para aqueles que nunca tiveram contato com esse tipo de token criptográfico.

Recentemente, Justin Bieber e Neymar adquiriram NFTs nos valores de R$ 6,9 milhões e R$ 6 milhões, respectivamente. Mas por que este ativo possui um valor tão alto em comparação a outros investimentos? Continue a leitura do artigo e tenha mais informações.

O que são NFTs?

NFT é uma sigla para non-fungible token, ou seja, token não fungível, mas o que isso significa? Para conseguir entender, dividimos a explicação em duas partes: no termo fungível e token.

Basicamente, ser fungível é permitir a troca de um item por outro da mesma espécie, qualidade e quantidade, como o dinheiro. Se o item não for fungível, não é possível realizar uma troca, pois nesse caso ele é único, como acontece com as obras de artes.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Já os tokens são representantes digitais armazenados no blockchain, espaço também utilizado para transações de criptomoedas.

Em resumo, o token não fungível é a representação digital de um bem, que pode ser uma imagem, uma moeda. Com isso, você poderá se tornar o proprietário de um item único como uma música, cards de games, memes, projetos de designers, manuscritos e outros itens.

Foto: Reprodução/OpenSea

Existe alguma relação entre criptomoedas e NFTs?

Assim como citamos anteriormente, tanto os tokens não fungíveis quanto as criptomoedas estão no mesmo universo: o blockchain. Além disso, todos os NFTs são negociados em criptomoedas, ou seja, existe sim uma relação entre os dois termos.

Em resumo, para você conseguir adquirir um ativo em NFT, é preciso pagar com uma moeda digital, seja ela o Bitcoin, Ethereum, Litecoin entre outras. Além disso, os dois ativos utilizam criptografia para a proteção dos investidores.

No entanto, é importante ressaltar que essas são as únicas semelhanças, pois as criptomoedas são bens fungíveis e os NFTs não são fungíveis.

Enquanto o NFT é capaz de transformar qualquer foto, vídeo, áudio, música, pinturas ou qualquer outro item em um token único e que pode se valorizar com o passar do tempo, as criptomoedas são ativos fungíveis que podem ser substituídos.

O NFT é um bom investimento?

Como o NFT ainda é considerado um tipo de investimento novo no mercado, não é possível entender qual o real rendimento ao investir nesse ativo, o que aumenta o risco. Como os valores para adquirir um NFTs são altos, fica evidente que apenas investidores de perfil arrojados se sentem confortáveis em colocar seu dinheiro.

Por outro lado, com a digitalização acontecendo mundialmente, talvez esse mercado se torne promissor, principalmente em relação ao universo gamer.

Ao promover a exclusividade e originalidade, os jogadores que tiverem NFT podem ser vistos com popularidade em determinado personagem ou equipamento, o que aumenta a competitividade do game.

Como comprar um NFT?

No momento é preciso ter uma carteira digital de criptomoedas para adquirir um NFT, a mais utilizada no universo é a MetaMask que permite a interação com a blockchain Ethereum.

Para realizar a compra, é necessário ter saldo na sua carteira de criptomoedas e acessar um marketplace especializado em compra e venda de NFTs, o mais conhecido é o OpenSea. Por lá, você tem acesso a coleções de arte, música, fotografia, nomes de domínios e outros produtos.

Além do mais conhecido, existem outras opções que te permitem comprar NFTs com pagamentos por criptomoedas, veja:

  • Binance;
  • Coinbase;
  • FTX;
  • Magic Eden;
  • Rarible;
  • Zora.

Como se cria um NFT?

As NFTs são a representação de um ativo real no universo do blockchain. Por isso, a criação de NFTs começa por meio da transmissão de dados do ativo para a rede blockchain.

Descomplicamos?

Esperamos que após a leitura deste artigo você tenha conseguido entender mais sobre essa sigla e como ela funciona. Se restou alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos para você!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?