Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Nômade digital: o que é e como se tornar

Por Sabrina VansellaPublicado em

O que antes parecia um sonho que estava longe de ser realizado, se tornou uma opção viável para o dia a dia de várias pessoas. Após o conceito de home office ser implementado na realidade brasileira, o termo "nômade digital" também passou a ser mais pesquisado para os que gostam de fugir da rotina e buscam novas experiências de vida.

Para que você entenda mais sobre o significado do nomadismo digital, vamos te apresentar as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e passe a colocar seus planos em ação!

Nômade digital: o que é?

Nômade é a palavra utilizada para definir a vida de alguém que não tem um lar fixo. O conceito de estabilidade mudou com o tempo e o sonho da casa financiada em uma única cidade para o resto da vida não faz parte dos planos de muitas pessoas.

Retornando ao conceito dos antepassados que buscavam novos lares em busca de alimentos, agora, a busca passou a ser por experiências de vida e histórias a serem compartilhadas.

Diferente do conceito inicial de viajar a trabalho, o nômade digital vive a sua rotina trabalhando e viajando e por isso os dois termos são diferentes. No caso do nômade digital, as únicas amarras que ele tem é a necessidade do equipamento e da conexão à internet para exercer o seu trabalho remotamente.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

No entanto, esse estilo de vida requer comprometimento e responsabilidade. Além disso, nem todas as pessoas gostam de viver com imprevistos, se você prefere a calmaria e a estabilidade de um dia semelhante ao outro, talvez essa não seja a escolha ideal.

Como se tornar um nômade digital?

Para se tornar nômade digital é preciso ter maturidade e uma reserva de emergência. Lidar com imprevistos é o principal desafio dessa jornada, mas também existem formas de contornar os problemas e aproveitar as novidades de cada local.

Diferente de se tornar um mochileiro, o nômade digital precisa de calmaria e rotina. Afinal, é preciso ter comprometimento e e um local calmo e seguro para conseguir trabalhar, mesmo que pela internet.

Como acabamos de citar, a internet é a responsável por unir trabalhadores com esse estilo de vida. Portanto, também é preciso ter uma profissão alinhada com as redes para começar a pensar em nomadismo digital.

A barreira de entrada para muitas pessoas que desejam viver dessa forma está na profissão escolhida. Afinal, nem todas as profissões entregam essa liberdade e algumas precisam ter a localização fixa.

Para que você consiga entender, selecionamos as principais áreas de atuação daqueles que vivem como nômades digitais na atualidade, veja:

Marketing digital

Não é preciso estar presencialmente em um local para trabalhar no ambiente digital. Hoje, as reuniões podem ser feitas por chamadas de vídeos e a criatividade também é intensificada com novas experiências de vida.

Geralmente, a modalidade freelancer é adotada por aqueles que trabalham com marketing digital, o que acaba entregando liberdade, mas também exige uma organização financeira para possíveis imprevistos.

Design gráfico

A parte de criação também vem ganhando destaque em um mundo bombardeado de imagens e vídeos. Por conta disso, os designers passaram a ser requisitados para diversas empresas e muitas vezes sem a necessidade de um vínculo empregatício.

Semelhante a outra profissão, o regime adotado por esses profissionais – em sua maioria – é o de freelancers, dessa forma, é possível trabalhar para diversas empresas sem precisar estar presencialmente em um local específico.

Desenvolvimento para web

Áreas de tecnologia da informação também dão liberdade para aqueles que estão em busca de uma oportunidade de emprego com bons salários e flexibilidade. Como a procura tem sido alta, os desenvolvedores também conseguem trabalhar remotamente, já que dependem somente dos equipamentos e da internet.

Comércio eletrônico

Se você possui um e-commerce ou marketplace, não tem necessidade de se firmar em algum lugar para vender. Mesmo que os seus clientes residem em uma cidade em específico, isso não significa que você precise morar na mesma cidade que eles.

No momento, a maioria dos problemas que acontecem no universo online podem ser resolvidos de forma prática. A única dependência pode acontecer de você precisar contar com um parceiro para fazer a distribuição.

Conteúdo e comunicação

Cada vez mais pessoas têm começado a apostar na criação de conteúdo, por isso, com o aumento da concorrência essa área pode ser trabalhosa no começo, mas também consegue render bons frutos. A maioria dos criadores de conteúdo para internet vivem com o dinheiro ganho com anúncios ou conteúdos patrocinados.

Relações públicas

A habilidade de se comunicar tem se tornado essencial em um mundo extremamente conectado e com bombardeamento de informações. Por conta disso, a busca por profissionais de relações públicas aumentou e nem sempre há necessidade desse trabalho acontecer presencialmente.

Educação à distância

A busca por conhecimento online se tornou comum durante a pandemia e muitos passaram a começar a estudar novas áreas de interesse. Com isso, o mercado de educação a distância está a todo vapor e você não precisa trabalhar diretamente para alguma plataforma disponível.

Ao unir o marketing de conteúdo e os seus serviços como professor, você também consegue dar aulas e ainda se tornar o seu próprio chefe.

Dica Foregon

Se você deseja fazer uma renda extra, escrevemos uma lista dos melhores aplicativos para ganhar dinheiro. Algumas plataformas podem ser úteis e te ajudar a realizar o sonho de se tornar nômade digital.

E aí, está considerando se tornar um nômade digital?

Esperamos que você tenha conseguido entender esse conceito e estilo de vida é o ideal para o seu dia a dia. Se quiser compartilhar alguma dica ou sugestão, faça um comentário. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos