Foregon.comConteúdos

Nome sujo: entenda as restrições e direitos. Fique azul!

Por ForegonPublicado em
Compartilhe

Ficar negativado não é algo bom para as suas finanças. No entanto, por mais que você tenha excedido o seu limite, saiba que é possível sim retomar o controle da situação para sair do vermelho e chegar ao azul.

De acordo com uma pesquisa feita pelo SPC, de cada 10 brasileiros, 7 já deixaram alguma conta atrasar. Essas dívidas são por causa de:

  • Cartão de crédito – 39%
  • Plano de internet – 28%
  • Celular e/ou telefone fixo – 26%

Quando atrasamos uma conta ou a deixamos de pagar, o nosso nome é registrado no serviço de proteção ao crédito e pode causar vários problemas.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Por que ficar negativado pode me prejudicar?

Na hora de fazer a seleção, muitas empresas estabelecem alguns parâmetros para escolher o profissional mais adequado para o momento.

Segundo essas instituições, ficar negativado pode representar certas características organizacionais das pessoas e, por isso, preferem não contratar pessoas que estão nessas condições.

Contudo, isso não significa que você irá perder todas as oportunidades de emprego que irão aparecer para você. Boa parte das empresas não se importam com esse quesito, no entanto, não é bom arriscar, certo?

Quais são os direitos de quem está com o nome sujo?

Apesar das desvantagens, pessoas que possuem o nome sujo mantém alguns direitos. Tirar o passaporte é um deles, ou seja, podem viajar para fora do país sem nenhum tipo de restrição para fazer isso.

Outro direito é a possibilidade de se inscrever em concursos públicos. Por mais que alguns exijam uma boa condição nos órgãos de proteção ao crédito, desde que esse ponto não seja especificado no edital, você pode participar do processo seletivo sem problema algum.

Em relação ao tempo em que o nome fica registrado nos órgãos de proteção ao crédito, há um prazo máximo de cinco anos. Contudo, vale lembrar que é possível ter o nome negativado por outros motivos, como a falsificação de documentos e assinaturas indevidas,por isso, é importante ficar atento.

Mesmo nessa situação, saiba que é possível sim sair do vermelho e ir direto para o azul. Você pode conferir inúmeras dicas clicando aqui!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Foregon

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Como sair do vermelho

    Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?

  • Como sair do vermelho

    Como a Selic a 5% afeta a sua vida?

  • Como sair do vermelho

    Saiba como ganhar dinheiro com aluguel de ações

  • Como sair do vermelho

    Endividamento: conheça os fatores psicológicos

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Como sair do vermelho