Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Novas plataformas de pagamentos surgem em defesa do meio ambiente

Por Sabrina VansellaPublicado em

Os movimentos sustentáveis vêm ganhando forças a cada momento, principalmente diante dos impactos do aquecimento global, que já fazem parte da realidade mundial. A Green Digital Finance Alliance em parceria com a Finance for Biodiversity, deu início a uma campanha digital que visa a defesa do meio ambiente.

O intuito é compartilhar boas práticas para uma rede de instituições de pagamentos, finanças digitais, serviços e e-commerce. Nomeada como "Toda ação conta", a campanha quer estimular os clientes a adotarem práticas sustentáveis em prol do clima e da biodiversidade.

A meta é de que até 2025, milhões de ativistas ao redor do mundo foquem na inovação junto a tecnologia e ajudem o meio ambiente. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

"Ao embarcarmos na Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema, colocar as pessoas no centro da transição verde é fundamental", afirma Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Plataformas digitais já aderiram à iniciativa

Atualmente, as plataformas de pagamentos digitais que já aderiram à iniciativa estão no continente asiático como o AliPay (Ant Group) na China, o GCash nas Filipinas e Paytm, provedor de pagamentos digitais na Índia. O projeto também está em instituições da Europa e na África, mas ainda nenhuma plataforma lançou a campanha de defesa do meio ambiente na América Latina. 

Pagamentos digitais em prol do reflorestamento?

Foi publicado um relatório pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas que aponta grandes plataformas que já fazem uso mais eficiente da energia e sustentam iniciativas para clima e energia limpa em defesa do meio ambiente, diferente de instituições que possuem um legado tecnológico mais antigo.

Grande parte das empresas que firmaram aliança com a campanha "Toda ação conta", já desenvolvem iniciativas que promovam o ativismo digital direcionada à mudança climática. Inclusive, o GCash Forest é uma plataforma que fornece aos usuários o prêmio do plantio de árvores em troca de pequenas ações ecológicas do dia a dia, como pagar as contas pelo celular ao invés de usar cédulas.

Associado AliPay, o Ant Forest é outra campanha digital que tem o mesmo propósito, o aplicativo já conta com 500 milhões de usuários na China. Foi estimado pela Green Digital Finance Alliance, que programas como esses já tenham contribuído para a redução de três milhões de toneladas de emissões de CO2. Os usuários realizaram mudanças no comportamento diário, e por isso, foram plantadas mais de 100 milhões de árvores em menos de um ano.

Atualmente, o Brasil não conta com instituições financeiras que ofereçam diretamente estruturas para este tipo de atitude, que visa a defesa do meio ambiente, mas com o aumento do interesse das pessoas, esta pode ser uma mudança próxima.

Gostou do nosso conteúdo?

Esperamos que você tenha gostado dessas informações, e aposte em adotar pequenas medidas sustentáveis, mas que fazem a diferença. Caso tenha alguma sugestão, faça um comentário. Até breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Uber cobrará mais caro para quem quer ser atendido com prioridade; entenda

INSS garante direitos para motoristas de aplicativo

Méliuz: novo cartão deve ser lançado em janeiro 2022

Vivo oferece vagas de emprego presencial e home office; confira

Banco BV oferece novas funcionalidades através do teclado do celular: entenda

Nubank permitirá compra e venda de ações direto no aplicativo: saiba mais

PIS/Pasep 2022: veja quais são os valores previstos

Vale-gás: o valor pode cair somente R$ 1,36 para beneficiados