Foregon.comConteúdos

Nove dicas de como fazer um orçamento para um cliente

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Você é empreendedor e está recebendo pedidos de trabalho, mas não sabe como descrever e cobrar corretamente o seu serviço? Nesse artigo, vamos apresentar nove dicas de como fazer um orçamento para o seu cliente, de forma com que você torne essa experiência mais tranquila. Continue com a gente e esclareça todas as suas dúvidas.

Antes de começar, saiba quanto vale a sua hora

Saber quanto vale a sua hora de serviço é bastante importante, pois a partir dessa informação, você consegue definir melhor o preço do seu trabalho. O procedimento é bastante simples, quer aprender? Confira as orientações abaixo:

  1. Liste todos os gastos que você tem para realizar seu trabalho;
  2. Defina o preço que você deseja ganhar pelo seu serviço;
  3. Saiba quanto tempo você precisa trabalhar para chegar nesse valor;
  4. Conheça o preço de mercado do seu serviço;
  5. Fale com outros profissionais para saber quanto eles cobram. 

Nove dicas de como fazer um orçamento para um cliente

1. Alinhe as expectativas do seu cliente

Para elaborar um bom orçamento, é preciso saber quem é o seu cliente e quais são as suas expectativas com relação ao seu serviço. Dessa forma, você consegue utilizar uma linguagem correta e ser mais assertivo em suas informações. Afinal, esse é um documento que precisa ser simples e objetivo.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

2. Entenda que o orçamento não é apenas preço

É claro que será necessário informar o preço do seu trabalho, até porque a sua intenção é vender. Mas, entenda que o orçamento será o primeiro ponto de contato que o cliente terá com você ou com sua empresa e, por isso, precisa imprimir credibilidade. Para isso, descreva as informações de forma com que ele se interesse e, apenas depois, insira o preço do seu serviço.

3. Fique atento ao visual do seu orçamento

É de extrema importância apresentar para o cliente um orçamento visualmente bonito. Portanto, insira a logotipo da sua marca pessoal ou da sua empresa, mantenha ele visualmente organizado, se preocupe com as cores e o formato de texto e preze pela identidade visual do seu negócio. Esse é um fator que pode ser decisivo no momento da decisão de compra. 

4. Dê destaque aos seus diferenciais

Provavelmente, o seu cliente terá outros orçamentos em mão e, por conta disso, dar destaque aos seus diferenciais pode ser um fator crucial. Portanto, se o seu negócio possui um selo de qualidade, oferece um trabalho específico, treinamentos ou se você já teve experiências com marcas famosas, é super interessante inserir no documento.

5. Dê algumas dicas para o seu cliente

Ao tentar negociar com o seu cliente e perceber que ele não vai contratar o seu serviço, procure oferecer dicas para ele. Por exemplo: se você é um fotógrafo, ajude ele a escolher outro profissional que dê a mesma atenção que você dá e que seja tão responsável e profissional quanto. Essa prática pode ser uma boa forma de fazer o seu cliente te indicar para outros.

6. Saiba que cada item é uma venda

Descreva bem como é realizado o seu serviço e o que cada produto compõe. Além disso, entenda a real necessidade dos seus consumidores com relação a cada item que for cotado. Ter carinho com todos esses detalhes é essencial no momento de apresentar um orçamento.

7. Envie o orçamento rapidamente

O orçamento que é enviado rapidamente pode ajudar muito no processo de conversão de vendas. Isso porque diversas empresas demoram para fazer isso e, consequentemente, o cliente desiste de comprar. Portanto, use as diversas ferramentas disponíveis como o WhatsApp, E-mail Marketing, telefone, entre outros e poupe o tempo do seu consumidor. 

8. Determine um prazo para o seu cliente

Você pode inserir dentro do seu orçamento um prazo para o seu cliente estrategicamente, por exemplo: esse preço é válido até certo momento. Essa prática pode ser interessante, pois o consumidor poderá ter a sensação que está perdendo uma única oportunidade e, como resultado, isso pode ser bom para as suas vendas.

9. Monitore o seu orçamento

Diversas empresas enviam o seu orçamento de forma rápida ao cliente e, logo em seguida, esquecem dele. Dito isso, acompanhe esse processo calmamente, entre em contato com o cliente, veja se possui dúvidas ou se precisa de ajuda e dê atenção a todos os pontos necessários. Essa é uma dica extremamente válida e bastante eficaz.

Descomplicamos?

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre como fazer um orçamento para o seu cliente. Confira outros conteúdos da Foregon que separamos para você e fique por dentro de vários assuntos:

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Qual o prazo para sacar o FGTS após demissão?

  • Dicas financeiras

    Como parcelar boleto com cartão de crédito?

  • Dicas financeiras

    O que é a Click Conta Bradesco?

  • Dicas financeiras

    Faturamento MEI 2020: descubra

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras