Novo gasto com Auxílio Emergencial pode gerar alta na Taxa Selic
O Governo estuda oferecer um novo Auxílio Emergencial de até R$ 250 para a população durante a pandemia do Covid-19. Porém, o Banco Central teme que esse estímulo, sem uma compensação com um corte de gastos ou alta de tributos, pode resultar em alta da Taxa Selic, atualmente na mínima histórica de 2% ao ano.

O que você procura?
Novo gasto com Auxílio Emergencial pode gerar alta na Taxa Selic
Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, uma nova rodada do Auxílio Emergencial em 2021 sem uma contraparte pode fazer com que a taxa básica de juros do país tenha uma alta.
Quando uma verba emergencial é retirada dos cofres públicos, geralmente é feita uma compensação através de políticas de corte de gastos ou alta de tributos.
Pago em 2020 para os mais afetados pela pandemia, o Auxílio Emergencial levou a um aumento de 17,9% na dívida pública federal, o total da dívida chegou a mais de R$ 5 trilhões.
Novo Auxílio Emergencial
Para que o novo Auxílio Emergencial entre em vigor em março, terá que ser aprovada uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de orçamento de guerra, semelhante à aprovada em 2020. Esse tipo de orçamento permite que o governo amplie os gastos no combate à pandemia livre das regras fiscais.
O texto da versão quase final da PEC constitucional que pode aprovar o novo Auxílio Emergencial em 2021 ressalta que não haverá cortes obrigatórios, redução de salários ou corte de benefícios sociais afim de compensar o teto de gastos do auxílio.
Se confirmado, o novo Auxílio Emergencial sem nenhuma compensação de gastos, pode fazer com que a dívida do governo cresça ainda mais e, com isso, gerar dúvidas entre investidores sobre a capacidade do governo de honrar seus pagamentos.
"A mensagem que será passada é que a trajetória da dívida vai continuar a subir e o prêmio de risco que os investidores vão pedir para manter a dívida brasileira pode ter um efeito, uma implicação de qual tipo de política que o Banco Central pode adotar", disse o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante videoconferência direcionada a investidores internacionais.
A PEC de guerra do novo Auxílio Emergencial pode ser aprovada em breve pelo Congresso. Confira como vai funcionar a nova distribuição do beneficio:
Gostou da notícia?
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre a notícia, deixe seu comentário abaixo que entraremos em contato. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário