Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

NuSócios: tudo o que você precisa saber sobre o novo programa do Nubank

Por Camila SilveiraPublicado em

O Nubank lançou um programa chamado NuSócios que convida você a ter um ‘pedacinho’ da empresa. Mas afinal, como isso funciona? Esclareça todas as suas dúvidas sobre o novo programa da fintech neste artigo e saiba como se tornar um sócio do Nubank!

NuSócios: tudo o que você precisa saber sobre o novo programa do Nubank

A partir de dezembro de 2021, as ações do Nu serão negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e os certificados dessas ações, chamados BDRs, serão negociados no Brasil.

Antes disso, milhões de clientes do banco digital poderão ser donos de um pedacinho da empresa sem nenhum custo, e esse convite será realizado pelo aplicativo, disponível para iOS e Android.

O que é um pedacinho?

O pedacinho é um BDR (sigla para Brazilian Depositary Receipt), ou seja, uma fração de uma ação na empresa líder do Nubank, a Nu Holdings. Isso também representa um convite para o cliente se tornar sócio do banco digital, entender mais sobre investimentos e entrar no universo da Bolsa de Valores, sem pagar nada por isso.

Todo mundo terá acesso ao pedacinho? 

Existe um número limitado de BDRs disponíveis e algumas regras para ter acesso a eles, que são:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Ter uma conta no Nubank;
  • Não estar inadimplente;
  • Ter feito ou recebido uma operação nos últimos 30 dias antes de aderir ao programa.

Para aceitar o pedacinho do banco digital, basta seguir todas as orientações que estão no aplicativo.

Como aceitar o BDR do Nubank pelo aplicativo?

Todos os clientes elegíveis a receber o BDR, sem nenhum custo, terão acesso as instruções na tela principal do aplicativo Nubank. No momento em que os "pedacinhos" se esgotarem, o banco digital irá retirar essa opção da plataforma. Veja o passo a passo para aceitar:

  1. Abra seu aplicativo Nubank;
  2. Logo na primeira tela, você verá a mensagem "Já se imaginou sócio do Nubank?". Clique na opção "Saiba mais";
  3. Assista ao vídeo com uma breve explicação sobre o pedacinho;
  4. Leia as informações da tela seguinte e os termos e condições. Você também encontrará um documento com todas as informações sobre a entrada do Nubank na Bolsa;
  5. Se quiser continuar, clique em "Quero participar do NuSócios";
  6. Digite sua senha de quatro dígitos;
  7. Aguarde enquanto ocorre o cadastro;
  8. Pronto! Você aceitou seu pedacinho.

Aceitei o pedacinho. O que eu faço agora?

Durante os primeiros 12 meses, a partir da entrada do Nubank na Bolsa de Valores, a empresa cuidará do seu pedacinho enquanto você se familiariza com o universo dos investimentos.

Vale ressaltar que durante esse período não será possível vender ou renegociar o BDR, mas depois de 12 meses, você poderá decidir mantê-lo ou vendê-lo no mercado.

Será preciso declarar Imposto de Renda?

Em 2022, não será preciso declarar o BDR que você aceitou pelo programa NuSócios no Imposto de Renda. Você só decidirá o que vai fazer com a sua fração 12 meses após a emissão.

Apesar disso, após um ano da emissão do BDR, você precisará declará-lo no Imposto de Renda. Mas fique tranquilo, quando esse momento chegar, o Nubank garante que te ajudará com todas as orientações necessárias.

Por que o Nubank vai fazer IPO?

De acordo com a empresa, o objetivo sempre foi ajudar as pessoas a terem controle de seu dinheiro. Ao entrar na Bolsa de Valores, o Nubank estará abrindo parte do seu capital para que novos investidores se tornem acionistas. 

Como investir no IPO do Nubank?

O IPO do banco digital está previsto para acontecer no início de dezembro de 2021. Antes disso, os interessados em investir poderão informar quanto dinheiro pretendem aplicar. 

As reservas podem ser realizadas no aplicativo do Nubank ou Nu Invest, corretora responsável pela distribuição dos produtos negociados na Bolsa de Valores. Durante o IPO, a Nu Invest será a empresa que vai oferecer os BDRs da Nu Holdings no Brasil.

O que você precisa saber antes de investir?

Antes de investir, é importante que você saiba que todo investimento em ações ou BDRs envolve riscos. Sendo assim, é necessário conhecer o seu perfil de investidor para entender se essas operações estão de acordo com você. 

Principais dúvidas sobre o programa NuSócios

[accordion][item title="O que é IPO e como funciona?"]IPO é a sigla para Initial Public Offering (ou oferta pública inicial, em português), que representa o processo para uma empresa entrar na Bolsa de Valores. [/item][item title="Por que o Nubank vai lançar ações fora do Brasil?"]Apesar do Nubank ter nascido no Brasil, a sua missão sempre foi democratizar os serviços financeiros para todos os seus clientes. Hoje, a empresa possui escritórios no México, na Colômbia, Argentina, Alemanha e nos Estados Unidos e, por isso, considerou interessante que o IPO fosse global. A New York Stock Exchange (NYSE) foi a Bolsa de Valores escolhida, por ser considerada a maior do mundo.[/item][item title="Como investir no IPO do Nubank?"]O processo para investir em um IPO começa na reserva de BDRs. Esse é o momento em que o cliente informa o quanto de dinheiro pretende aplicar. O período de reserva do IPO do Nubank vai até o dia 7 de dezembro de 2021 no aplicativo da fintech ou nas plataformas NuInvest. [/item][item title="Qual é a diferença entre investir no Nubank durante o IPO e depois?"]Ao investir no IPO do Nubank, você comprará BDRs aqui no Brasil, emitidas diretamente pela Nu Holding. As pessoas que investem no IPO são as primeiras investidoras da empresa quando ela se torna pública. Já quem investir no Nubank depois (ou seja, no mercado secundário) deverá comprar os BDRs de outros investidores, por intermédio da Bolsa de Valores.[/item][item title="Se o BDR é de graça, por que tem alguns para reserva?"]O BDR que o banco digital vai disponibilizar sem custo para milhões de clientes faz parte do programa NuSócios. Além desses "pedacinhos", também será possível investir e adquirir mais BDRs do Nubank, caso você deseje.[/item][item title=""][/item][/accordion]

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre o novo programa do Nubank. Se você gostou do artigo, deixe a sua curtida e um comentário para nós aqui embaixo. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Juros da Poupança: saiba qual o rendimento hoje!

Como investir em Fundos Imobiliários?

LCI: entenda o que é e como funciona esse investimento

Qual é o valor da taxa CDI hoje? Saiba como acompanhar

O que são ações ordinárias?

ETF de criptomoedas: saiba como funciona e quais as opções na B3

LCA: o que é e como funciona esse tipo de investimento?

Saiba qual investimento rende mais que a poupança