O código é lei: entenda as plataformas de contratos inteligentes
Uma das afirmações mais recorrentes contrárias ao mercado de criptomoedas é a de que ele não possui usabilidade e, portanto, não possuiria valor. Esta afirmação, na maioria das vezes, está atrelada à ideia de que não há casos de usos dentro do universo dos criptoativos, existindo apenas ativos que teriam a função de meio de pagamento como o Bitcoin.
Esta é uma visão equivocada do mercado de criptomoedas e demonstra o desconhecimento de uma das classes de ativos mais importantes existentes neste segmento: as plataformas de contratos inteligentes!
Plataformas de contratos inteligentes
Para entender esta classe de ativos, inicialmente, é fundamental compreender o conceito de contratos inteligentes.
O conceito de contratos inteligentes foi criado por Nick Szabo na década de noventa e advém no seguinte raciocínio: "o código é a lei."

Esse instrumento é um contrato virtual, que pode ser imutável ou não, o qual realiza ações pré-programadas pelas partes a partir de um determinado evento.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Para exemplificar, é interessante dar um exemplo básico de contrato inteligente.
Imagine que você está no aeroporto e se depara com uma máquina de refrigerantes. Quando você adiciona a quantidade de cédulas necessárias para receber um produto e depois digita os números correspondentes ao produto desejado, você está executando uma ação. A máquina, por sua vez, interpretará sua ação e gerará um resultado baseado em uma programação pré-definida pelo seu criador. Isso é um contrato inteligente.
Dinâmica de um contrato inteligente
Para a aplicação dos contratos inteligentes em grande escala, seria necessário um ambiente aberto de registro, de forma descentralizada, com uma alta proteção de dados, de fácil acesso e com a possibilidade de registro e auditoria.
Essas características viabilizariam o desenvolvimento e a melhoria de diversos modelos de negócios, como cartórios, serviços de empréstimo, serviços de votação, cassinos, entre outros.
Essa é a proposta de valor das principais plataformas de contratos inteligentes da atualidade (como ETH, EOS, ADA, entre outras): desenvolver um ambiente virtual seguro e descentralizado para o desenvolvimento de modelos de negócios baseados em contratos inteligentes.
Plataformas que viabilizam a criação de contratos inteligentes
Casos de uso em blockchain
Esse formato de blockchain permite desde a tokenização de ativos reais como as stablecoins de dólar e ouro, até a criação de novos modelos de negócio descentralizados, como é o caso das corretoras, das plataformas de empréstimos e do desenvolvimento do mercado de sintéticos, conhecido também como mercado DeFi.
Apenas para exemplificar, no caso da ETH, o mercado DeFi (aplicações financeiras descentralizadas) possui como seus principais representantes a Uniswap (exchange), Aave (plataforma de empréstimo) e Synthetix (plataforma de derivativos), que juntas somam 22 bilhões de dólares de valor de mercado.
Além disso, outro setor que vem se destacando é o Metaverse. Este setor trata-se da parte de entretenimento em blockchain, em que são desenvolvidos desde aplicações em jogos até experiências imersivas.
O futuro do mercado de criptomoedas
Estes inúmeros casos de uso do mercado de criptoativos tem chamado a atenção de diversos investidores institucionais. Muitos dos setores que estão sendo desenvolvidos possuem muito potencial para crescer ainda mais.
Inclusive, separamos uma lista dos cinco setores mais promissores do mercado de criptomoedas, para acessar basta clicar no link abaixo.
Deixe seu comentário