Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O código é lei: entenda as plataformas de contratos inteligentes

Por Mercurius CryptoPublicado em

Uma das afirmações mais recorrentes contrárias ao mercado de criptomoedas é a de que ele não possui usabilidade e, portanto, não possuiria valor. Esta afirmação, na maioria das vezes, está atrelada à ideia de que não há casos de usos dentro do universo dos criptoativos, existindo apenas ativos que teriam a função de meio de pagamento como o Bitcoin.

Esta é uma visão equivocada do mercado de criptomoedas e demonstra o desconhecimento de uma das classes de ativos mais importantes existentes neste segmento: as plataformas de contratos inteligentes!

Plataformas de contratos inteligentes

Para entender esta classe de ativos, inicialmente, é fundamental compreender o conceito de contratos inteligentes.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O conceito de contratos inteligentes foi criado por Nick Szabo na década de noventa e advém no seguinte raciocínio: "o código é a lei."

Esse instrumento é um contrato virtual, que pode ser imutável ou não, o qual realiza ações pré-programadas pelas partes a partir de um determinado evento.

Para exemplificar, é interessante dar um exemplo básico de contrato inteligente.

Imagine que você está no aeroporto e se depara com uma máquina de refrigerantes. Quando você adiciona a quantidade de cédulas necessárias para receber um produto e depois digita os números correspondentes ao produto desejado, você está executando uma ação. A máquina, por sua vez, interpretará sua ação e gerará um resultado baseado em uma programação pré-definida pelo seu criador. Isso é um contrato inteligente.

Dinâmica de um contrato inteligente

Diagrama, EsquemáticoDescrição gerada automaticamente

Para a aplicação dos contratos inteligentes em grande escala, seria necessário um ambiente aberto de registro, de forma descentralizada, com uma alta proteção de dados, de fácil acesso e com a possibilidade de registro e auditoria.

Essas características viabilizariam o desenvolvimento e a melhoria de diversos modelos de negócios, como cartórios, serviços de empréstimo, serviços de votação, cassinos, entre outros.

Essa é a proposta de valor das principais plataformas de contratos inteligentes da atualidade (como ETH, EOS, ADA, entre outras): desenvolver um ambiente virtual seguro e descentralizado para o desenvolvimento de modelos de negócios baseados em contratos inteligentes.

Plataformas que viabilizam a criação de contratos inteligentes

FormaDescrição gerada automaticamente

Casos de uso em blockchain

Esse formato de blockchain permite desde a tokenização de ativos reais como as stablecoins de dólar e ouro, até a criação de novos modelos de negócio descentralizados, como é o caso das corretoras, das plataformas de empréstimos e do desenvolvimento do mercado de sintéticos, conhecido também como mercado DeFi.

Apenas para exemplificar, no caso da ETH, o mercado DeFi (aplicações financeiras descentralizadas) possui como seus principais representantes a Uniswap (exchange), Aave (plataforma de empréstimo) e Synthetix (plataforma de derivativos), que juntas somam 22 bilhões de dólares de valor de mercado.

Além disso, outro setor que vem se destacando é o Metaverse. Este setor trata-se da parte de entretenimento em blockchain, em que são desenvolvidos desde aplicações em jogos até experiências imersivas.

O futuro do mercado de criptomoedas

Estes inúmeros casos de uso do mercado de criptoativos tem chamado a atenção de diversos investidores institucionais. Muitos dos setores que estão sendo desenvolvidos possuem muito potencial para crescer ainda mais. 

Inclusive, separamos uma lista dos cinco setores mais promissores do mercado de criptomoedas, para acessar basta clicar no link abaixo.

https://rebrand.ly/5-setores-cripto

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Mercurius Crypto

A Mercurius Crypto é uma casa de pesquisa em criptoativos com forte atuação nas redes sociais, que tem como objetivo disseminar conhecimento sobre criptomoedas. A empresa conta, ainda, com a Mercurius PRO, plataforma de educação em cripto exclusiva para assinantes.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Ativos reais: o que são e quais os riscos?

O que avaliar antes de escolher uma corretora de investimentos

O código é lei: entenda as plataformas de contratos inteligentes

Tecnologia: vale a pena investir no setor?

Confira 4 investimentos que te protegem da inflação

O que é e como funciona o crédito privado?

Diferença entre data de vencimento e carência em investimentos de Renda Fixa

O que são investimentos alternativos e quais as vantagens na diversificação do seu portfólio?