Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O impacto da dívida nas empresas

Por Leonardo JacominiPublicado em

Educação financeira nunca foi o forte em nosso país. Aquilo que deveríamos aprender desde pequenos, acaba refletido em adultos que não sabem gerir o próprio dinheiro e funcionários menos produtivos, o que conhecemos como absenteísmo.

Como na vida pessoal, a profissional não poderia ser diferente. Quando as coisas não vão bem, o resto também não vai. Ou seja, o trabalho tende a caminhar no mesmo ânimo do dia a dia.

E falando de dívidas, o negócio parece que é ainda mais chato, penoso. As contas não fecham, o salário acaba antes do mês e tudo parece que não vai ter mais jeito. Tem como trabalhar bem nessas condições? Não né!?

Já parou para pensar que o problema do seu funcionário também é problema seu? Surprise! A organização é composta majoritariamente pelos funcionários que a compõe. Quando a engrenagem não roda como deveria, a produção cai.

Impacto da dívida nas empresas

É justamente aí que quero chegar com essa conversa. Você pode ser aquele "óleo" que vai fazer a máquina girar bem de novo. Controle de absenteísmo nunca foi tão importante como nos últimos tempos.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Mas, o que é o absenteísmo?

Quando um funcionário começa a se afastar, faltar com frequência, vive de atestado médico e procura meios para não trabalhar, isso é conhecido como absenteísmo.

Imagine que o colaborador aí da sua empresa está "entupido" de dívidas. Durante o trabalho, seu foco estará em conseguir resolver os problemas, usando as horas de serviço para isso. As tarefas ficam para trás.

Por que é importante controlar o absenteísmo?

As dívidas, segundo especialistas, desenvolvem depressão, vergonha, estresse e complicações nos relacionamentos. O resultado? A empresa não produzirá o tanto que ela tem de capacidade. As entregas começam a atrasar ou simplesmente não acontecem.

Segundo uma pesquisa feita nos EUA, pela PricewaterhouseCoopers, no ano de 2012, 97% dos funcionários utilizaram horas de trabalho para cuidar de questões financeiras pessoais.

O absenteísmo é o pontapé para o turnover. Isso quer dizer que, em meio as dívidas, os funcionários procuram formas para ter dinheiro. A alternativa pode ser uma demissão provocada pelo próprio colaborador.

O que convém no momento, é o dinheiro da rescisão. Pensar no depois é que muitos se esquecem, quando acabar a reserva e estiver sem emprego.

Turnover tem se mostrado um problema no Brasil

No Brasil, segundo uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half, o aumento do turnover nas organizações foi de 82%, enquanto no mundo todo, o crescimento foi de 38%.

O turnover acontece assim que funcionários são demitidos, outros contratados e esse movimento tem uma continuidade. Olha o quanto se gasta com isso. Acordos, tempo com entrevistas, capacitações e energia da diretoria. Ponto negativo para a empresa.

Olhe para sua organização agora e responda para você mesmo. Você sabe ou tem ideia de quantos funcionários têm dívidas ou estão negativados? Alguma vez já foi feito o levantamento sobre o índice de absenteísmo e turnover? E mais afundo e urgente: o quanto esses problemas geram impacto na empresa?

Certamente com esse exercício você irá descobrir que seus funcionários precisam de ajuda. Ou melhor, toda a organização precisa!

O que "arrasta" esse problema é que, primeiro, gestores ignoram esse efeito. E segundo, existe um pensamento de que há somente casos isolados.

Investir em educação financeira é uma estratégia, que fica difícil a cada dia deixar para depois. Num cenário onde o crédito é facilmente oferecido e a economia encontra-se fragilizada, a medida educacional é benéfica para ambas as partes. Funcionário bem – empresa vai bem.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Benefícios de consultar o score de crédito

Os 5 principais erros na gestão financeira empresarial

Pagamentos digitais: quais os mais utilizados pelo e-commerce

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

5 alternativas para fugir dos juros altos

Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?

Perfis financeiros: saiba quem é você na hora de lidar com dinheiro

Dicionário financeiro: 20 expressões sobre dinheiro que todo brasileiro deve conhecer