Foregon.comConteúdos

O que acontece quando ocorre uma greve dos bancos?

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

Quando acontece a greve dos bancos, nos deparamos com diversas dúvidas, como: é possível efetuar pagamentos nessa situação? Como fazer transações e transferências? Para que todas essas questões sejam sanadas, vamos te ajudar a entender melhor este assunto.

O que fazer nesta situação?

Primeiro, você deve procurar os canais de atendimentos que ainda estão disponíveis durante o período da greve dos bancos. Cheque se todas as agências bancárias estão fechadas em sua região porque, em alguns casos, a paralisação é parcial.

No entanto, se você precisa resolver sua pendência apenas numa agência bancária, ligue na instituição financeira e verifique como está o funcionamento da mesma. Outra dica é conversar com a Central de Atendimento que também saberá informar a situação do local.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que fazer nos canais do banco?

  • Caixas Eletrônicos e Rede Banco24Horas: mesmo coma greve dos bancos, você pode efetuar saques, depósitos, pagamentos com ou sem código de barras, transferências de tipo TED e DOC, emissão de cheques e outras opções;
  • Internet Banking, aplicativos e Banking Fone: tanto pela internet quanto pelo telefone, os serviços continuam funcionando normalmente;
  • Serviços de Atendimento ao Cliente: o SAC continua suas operações com o objetivo de fornecer informações aos clientes, apesar de não fazer operações.

Depósitos, saques e transferências

A melhor alternativa para efetuar operações de saques e depósitos é por meio dos caixas eletrônicos. Contudo, se não estiverem em funcionamento, você sempre pode ir até a rede Banco24Horas.

Já as transferências bancárias podem ser realizadas por canais de autoatendimento. Vale lembrar que transações eletrônicas como TED e DOC ficam normais, podendo serem feitas através da internet, aplicativo do banco ou caixa eletrônico.

Contas, boletos e afins

Para quitar os pagamentos de convênios, contas e boletos bancários, você pode optar pelas seguintes opções: caixa eletrônico, Internet Banking ou o aplicativo da instituição financeira.

Importante: por segurança, sempre adiante o pagamento dos boletos bancários porque se eles vencerem, o pagamento não será aceito.

Outros serviços

Veja como fica o funcionamento dos demais serviços durante o período da greve dos bancos:

Aposentadoria

Aposentados, beneficiários e pensionistas do INSS conseguem realizar o saque normalmente pelos caixas eletrônicos. Porém, os que recebem o benefício pela Caixa Econômica Federal deverão fazer o saque diretamente pelas lotéricas.

Contas salário 

Já nesta opção, os clientes não podem ser impedidos de terem acesso ao salário. Sendo assim, o serviços continua funcional para recebimento dos créditos oriundos da empresa. Movimentações por cartões e portabilidade também continuam inalterados.

Pagamentos

Se tiver meios alternativos de pagamento, o cliente deve utilizá-los. Caso ele prove que não houve essas opções, tem o direito de solicitar o ressarcimento das perdas, juros e multas que possam ter surgido devido a este ocorrido.

Por fim, lembre-se que a greve dos bancos não pode te impedir de continuar com a sua vida financeira em dia. Por isso, atente-se às informações do texto e esteja mais preparado se você presenciar outra greve. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Carta de Negativação da Boa Vista: o que é?

  • Dicas financeiras

    Plataforma de Cobrança da Boa Vista: conheça essa solução empresarial

  • Dicas financeiras

    Score de crédito PF da Boa Vista: como consultar?

  • Dicas financeiras

    O que são os órgãos de proteção ao crédito?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras