O que acontece quando ocorre uma greve dos bancos?
Quando acontece a greve dos bancos, nos deparamos com diversas dúvidas, como: é possível efetuar pagamentos nessa situação? Como fazer transações e transferências? Para que todas essas questões sejam sanadas, vamos te ajudar a entender melhor este assunto.

O que você procura?
O que fazer nesta situação?
Primeiro, você deve procurar os canais de atendimentos que ainda estão disponíveis durante o período da greve dos bancos. Cheque se todas as agências bancárias estão fechadas em sua região porque, em alguns casos, a paralisação é parcial.
No entanto, se você precisa resolver sua pendência apenas numa agência bancária, ligue na instituição financeira e verifique como está o funcionamento da mesma. Outra dica é conversar com a Central de Atendimento que também saberá informar a situação do local.
O que fazer nos canais do banco?
- Caixas Eletrônicos e Rede Banco24Horas: mesmo coma greve dos bancos, você pode efetuar saques, depósitos, pagamentos com ou sem código de barras, transferências de tipo TED e DOC, emissão de cheques e outras opções;
- Internet Banking, aplicativos e Banking Fone: tanto pela internet quanto pelo telefone, os serviços continuam funcionando normalmente;
- Serviços de Atendimento ao Cliente: o SAC continua suas operações com o objetivo de fornecer informações aos clientes, apesar de não fazer operações.
Depósitos, saques e transferências
A melhor alternativa para efetuar operações de saques e depósitos é por meio dos caixas eletrônicos. Contudo, se não estiverem em funcionamento, você sempre pode ir até a rede Banco24Horas.
Já as transferências bancárias podem ser realizadas por canais de autoatendimento. Vale lembrar que transações eletrônicas como TED e DOC ficam normais, podendo serem feitas através da internet, aplicativo do banco ou caixa eletrônico.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Contas, boletos e afins
Para quitar os pagamentos de convênios, contas e boletos bancários, você pode optar pelas seguintes opções: caixa eletrônico, Internet Banking ou o aplicativo da instituição financeira.
Importante: por segurança, sempre adiante o pagamento dos boletos bancários porque se eles vencerem, o pagamento não será aceito.
Outros serviços
Veja como fica o funcionamento dos demais serviços durante o período da greve dos bancos:
Aposentadoria
Aposentados, beneficiários e pensionistas do INSS conseguem realizar o saque normalmente pelos caixas eletrônicos. Porém, os que recebem o benefício pela Caixa Econômica Federal deverão fazer o saque diretamente pelas lotéricas.
Contas salário
Já nesta opção, os clientes não podem ser impedidos de terem acesso ao salário. Sendo assim, o serviços continua funcional para recebimento dos créditos oriundos da empresa. Movimentações por cartões e portabilidade também continuam inalterados.
Pagamentos
Se tiver meios alternativos de pagamento, o cliente deve utilizá-los. Caso ele prove que não houve essas opções, tem o direito de solicitar o ressarcimento das perdas, juros e multas que possam ter surgido devido a este ocorrido.
Por fim, lembre-se que a greve dos bancos não pode te impedir de continuar com a sua vida financeira em dia. Por isso, atente-se às informações do texto e esteja mais preparado se você presenciar outra greve. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário