Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que é a B3 e suas ações (B3SA3)?

Por Thais SouzaPublicado em

As ações da B3 (B3SA3) são muito procuradas por investidores de perfil arrojado. Ou seja, que fazem aplicações de alto risco em busca de maior rentabilidade. Mas, você sabe o que é e como funciona esse tipo de investimento?

O que você procura?

O que é a B3?

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) surgiu em 2017 após a fusão da Bolsa de Valores, BM&FBovespa e a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).

Após a junção dessas empresas, a B3 se tornou a Bolsa de Valores oficial do Brasil e é considerada uma das maiores do mundo. Com isso, ela se consolidou como provedora de serviços de infraestrutura para o mercado e ainda diversificou os produtos oferecidos. 

As principais atividades da B3 são: administrar Mercados Organizados de Títulos E Valores Mobiliários, prestar serviços de registro e fazer a compensação e liquidação de Operações de Financiamento.

O que são ações? 

As chamadas empresas de capital aberto colocam parte do seu patrimônio à venda, ou seja, qualquer um pode investir em um percentual, tornando-se sócio da empresa por meio da compra de uma cota de participação. Esse investimento fica sob tutela da Bolsa de Valores.

Ações da B3 (B3SA3)

As ações da Cetip deixaram de existir após a fusão das empresas. Antes, elas eram negociadas sob o código CTIP3, mas hoje passaram a ser negociadas na bolsa sob o código B3SA3.

Essas ações são negociadas no Novo Mercado e compõe todo o capital social da B3. Entre os principais clientes estão os bancos, corretoras, empresas, fundos de pensão e outros investidores.

Direitos do acionista

Quem compra ações da B3 (B3SA3) possui os seguintes direitos na empresa:

  • Tag along (mecanismo de proteção a acionistas minoritários) de 100%;
  • Voto pleno;
  • Dividendo mínimo obrigatório;
  • Reembolso de capital.

Vale a pena comprar ações da B3? 

Quando um investidor compra ações de uma empresa, ele se torna "sócio" dela e passa a receber parte dos lucros de acordo com a porcentagem que adquiriu. O que muita gente se pergunta é: "Realmente vale a pena comprar ações da B3?". 

As distribuições de dividendos (lucro sobre as ações) da B3SA3 estão por volta dos 2,3% ao ano, o que é considerado baixo em relação a outras empresas.

Porém, a B3 só cresce a cada dia e, eventualmente, esse crescimento pode acarretar na melhora da receita e distribuição a patamares ainda maiores.

As vantagens de arriscar e investir em ações da B3 são: 

  • Crescimento do volume médio diário; 
  • Efeito positivo do câmbio sobre o segmento BM&F;
  • Maior capitalização e giro de mercado no segmento Bovespa.

Como investir?

Para começar a investir na B3, você deve abrir sua conta junto a uma corretora de investimentos que esteja habilitada para operar na Bolsa de Valores. Então, basta transferir o valor que você quer investir para sua conta. O processo é feito 100% online e sem burocracia.  

O investimento em ações da B3 exige um certo nível de entendimento no mercado de ações. Por isso, separamos esses conteúdos que podem ajudá-lo a compreender melhor esse tipo de aplicação: 

Ficou com alguma dúvida sobre o que é a B3 e suas ações? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. 

Até a próxima! 😉

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Vantagens e Desvantagens de Investir em Franquias em 2023

Gestão empresarial: como o controle de ponto digital pode te ajudar

Quem tem carteira assinada e é MEI pode receber seguro-desemprego?

Como ganhar dinheiro com Tiktok: missões, amigos e muito mais!

Como Economizar na Saúde: Dicas para Cuidar do Corpo e do Bolso

Como Aumentar o Score de Crédito de Forma Rápida

Finanças para Crianças e Adolescentes: veja dicas e vantagens

O Que É Convênio Médico? Veja os Benefícios e Funcionamento