Foregon.comConteúdos

O que é anuidade e o que você sabe sobre ela?

Por Leonardo JacominiPublicado em
Compartilhe

Não, não é tudo igual e nem uma coisa só. E sim, é muito importante saber o que é anuidade do cartão de crédito. Muitas pessoas ficam indignadas quando observam o valor cobrado na fatura. Evite isso! Entenda a anuidade de uma vez.

Esse valor cobrado pelas administradoras do seu cartão de crédito é justificado como tarifa de manutenção. Aqueles que têm programas de benefícios, como pontuação ou milhas, se justificam por manter esses programas funcionando.

De acordo com o Banco Central, órgão que regulariza o funcionamento dos bancos no país, não é errado cobrar a taxa. Mas, quem decide se ela é cobrada ou não, se é em parcelas ou à vista, são os próprios bancos e administradoras.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como funciona a anuidade do cartão de crédito?

Agora que você sabe mais sobre o que é anuidade, aproveite para conhecer as formas que ela pode ser cobrada. E sempre antes de contratar um cartão, fique atento à cobrança, tanto do valor, quanto a forma de pagamento.

Cartão de crédito sem anuidade

Muitos bancos entendem a necessidade de oferecer um cartão sem taxas. Ainda mais depois do surgimento de fintechs, como o Nubank e Digio. Nessa modalidade, o cliente não tem que se preocupar com despesas a mais com o cartão, você usa sem pagar nada. Geralmente, esses cartões não têm programas de fidelidade ou milhas, mas todos os cartões oferecem o benefício da bandeira.

O que é anuidade diferenciada e convencional?

Anuidade convencional

Nesse tipo de anuidade, é pago um valor fixo anualmente à vista ou dividida em até três vezes. Essa é uma forma mais transparente do consumidor saber o quanto está pagando de anuidade.

Ou seja, se a anuidade do cartão for de R$ 300, esse valor pode ser pago em três vezes, com parcelas de R$ 100,00.

Anuidade diferenciada

A anuidade diferenciada é um valor pago mensalmente, ou seja, em 12x. O valor pode ser mais acessível. Mas esse tipo de anuidade deve ser muito bem avaliado pois, muitas pessoas levam em conta o pequeno valor mensal.

Anuidade grátis no primeiro ano

Alguns cartões de crédito oferecem isenção no primeiro ano do contrato. Você passa 12 meses sem pagar taxa alguma. Essa opção é importante ficar atento ao valor, para não acabar sendo compensado a partir do começo da cobrança.

Tem como cancelar anuidade do cartão?

Essa é uma dica que escutamos sempre em fóruns e de clientes que tentaram cancelar cartão por conta da cobrança de anuidade. Quando você “ameaça” cancelar seu cartão de crédito pela cobrança de anuidade, os bancos geralmente oferecem um acordo para baixar ou até isentar o valor.

Para ligar na Central de Atendimento, os números estão no verso do seu cartão de crédito.

E aí, tirou suas dúvidas de anuidade? Se ainda ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Leonardo Jacomini

Jornalista e Produtor de Conteúdo Multimídia. Gosta de escrever sobre dicas úteis para o dia a dia, ainda mais quando o tema é economizar. Adora livros e assistir filmes e séries em seu tempo livre.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Cartão de crédito

    Cartões Bradesco e Inter: conheça as opções sem consulta ao SPC/Serasa

  • Cartão de crédito

    Cartão Zaffari: dúvidas frequentes

  • Cartão de crédito

    Cartão de crédito e débito: saiba quando usar cada um deles

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Cartão de crédito