Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é automação financeira e como ela faz uma empresa crescer

Por CeleroPublicado em

Muitos empresários e gestores ainda não conhecem o significado da automação financeira e os benefícios que o uso da tecnologia nas tarefas do setor financeiro pode trazer para uma empresa.

Por isso, entender o que é Automação Financeira é um diferencial estratégico. A automação financeira é o uso de tecnologia para padronizar processos operacionais e rotinas financeiras. Isso inclui desde contas a pagar e a receber até a gestão de cobranças, como boletos e notas fiscais, e análise de relatórios financeiros por meio de um software online.

Não é surpresa para ninguém que a gestão financeira de uma empresa não é nada fácil, qualquer erro ou descuido pode gerar uma dor de cabeça inimaginável. Sem falar no tempo que o empresário pode levar para entender o que ocasionou esse erro, gerando desperdício de dinheiro em muitos casos. 

A solução para os imprevistos às vezes até pode ser simples, mas o tempo gasto para colocar tudo em ordem pode gerar muito estresse e frustração. Assim, o principal objetivo da automação financeira é alinhar, padronizar e otimizar os processos financeiros.

Todo o processo de automação financeira costuma ser online, pelo computador ou aplicativo, ou seja, o acesso às informações é mais rápido, objetivo e, principalmente, transparente. Sem falar que a integração entre todos os setores da empresa pode se tornar ainda mais fácil.

Como toda automação, a automação financeira é a união de processos operacionais com tecnologia, o que permite que toda a sua gestão seja feita de maneira mais rápida e simplificada.

Como a automação financeira funciona na prática

A automação financeira funciona por meio de uma plataforma online que você, ou alguém da sua equipe, acessa através de um login e senha.

Dentro da plataforma escolhida é necessário inserir informações através de uma imagem ou documento PDF referente aos gastos e recebimentos da empresa. Como as contas a pagar e a receber e todas as transações financeiras realizadas pelo empreendimento.

Dessa maneira, o  sistema vai fazer automaticamente o cálculo para saber como está o fluxo de caixa da empresa. A plataforma escolhida deve ser responsável pela geração de relatórios financeiros, com indicadores que sejam estratégicos para a lucratividade da sua empresa.

Isso permite que o responsável seja capaz de extrair informações relevantes desses relatórios e levar para os times de marketing e vendas. Essa é uma forma de fazer os times trabalharem de forma integrada para gerar novas ideias de atração de clientes, por exemplo.

A plataforma de automação escolhida também deve ser capaz de realizar pagamentos, gerar boletos, identificar títulos, gerar notas fiscais e a baixa e conciliação de valores deve ser simples e ágil.

De maneira resumida, a automação financeira tem o objetivo de funcionar como o departamento financeiro de uma empresa.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Diferenças da garantia legal, contratual e estendida

O que é phishing e como se proteger

Foregon consolida glossário com mais de 3 mil palavras para uso exclusivo dos colaboradores

O que é automação financeira e como ela faz uma empresa crescer

Banco Inter: como participar do Orange Friday 2021

Auxílio Dívida Serasa: veja como ganhar R$ 50 ao negociar uma dívida

O que fazer com seu décimo terceiro?

6 livros sobre empreendedores brasileiros de sucesso