Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é Bitcoin?

Por Mercurius CryptoPublicado em

Muitas pessoas comentam e afirmam que o Bitcoin possui um grande valor e trata-se de uma das maiores revoluções da história. Entretanto, poucos analistas explicam o porquê o Bitcoin vale tanto e o que pode ser alterado neste ativo para que ele tenha um valor ainda maior.

Neste artigo eu irei explicar qual é o grande diferencial competitivo que faz o Bitcoin ter tanto valor e o motivo que pode fazer ele crescer ainda mais! Se você acredita que o timing para investir em cripto passou, acredite, irei te dar bons argumentos para provar o contrário.

O primeiro ativo digital escasso da humanidade.

A grande contribuição do Bitcoin foi criar o primeiro ativo digital escasso da humanidade. Para exemplificar melhor esta questão, basicamente, antes do BTC não existia um ativo que possuía escassez digital, de fácil transação e desenvolvido de forma descentralizada.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Todo este processo foi possível por conta do advento da blockchain, um novo formato de armazenamento de dados que permitia, através da distribuição em vários computadores, a criação de um "livro razão digital", em que todas as transações eram registradas a partir do consenso da maioria dos participantes da rede e estava acessível para qualquer um que quisesse auditar este "livro." 

Através deste recurso era criado um ativo, no caso o BTC, que possuía uma política monetária (regras de emissão) estabelecida e previsível em seu código, diferente de qualquer outra reserva de valor existente. Diferente do ouro, que viabiliza a exploração do ativo em outras minas, a valorização do Bitcoin não viabiliza a emissão de novos ativos.

Vantagens do Bitcoin em relação às demais reservas de valor

Forma, RetânguloDescrição gerada automaticamente com confiança média

Fonte imagem: Mercurius Crypto

É desenvolvido um ativo com vantagens competitivas nítidas que acompanha o processo de digitalização que a humanidade está passando, e o processo de evolução do dinheiro fiduciário.

"O Bitcoin não é uma moeda, é o dinheiro da internet." 

– Andreas Antonopoulos

Para compreender o valor do Bitcoin é fundamental não ver o ativo como uma moeda, como estamos acostumados, mas sim como uma tecnologia que evolui a forma de transacionar valores e possui uma interação mais simplificada com o ambiente digital, o que tem como resultado um ativo com mais durabilidade, portabilidade, capacidade de verificação e divisibilidade do que estamos acostumados.

Sendo este os fatores que geram eficiência no Bitcoin em comparação a ativos que realizam a mesma função dele, o que, por consequência, é o seu valor. 

Acredito que depois que fiz esta explicação, a pergunta mais natural que você possui é: "se é uma inovação tão boa, por que é tão pouco utilizada?"

Para explicar esta questão é preciso entender o ciclo de uma inovação tecnológica.

Já é tarde demais para investir em Bitcoin?

Para entender o processo de adoção do Bitcoin e, por consequência, o seu potencial de valorização, é fundamental entender a curva de adoção de uma inovação tecnológica.

Curva de adoção tecnológica:

image5

A curva de adoção tecnológica é uma teoria que mostra que as grandes tecnologias disruptivas demoram tempo para se tornarem mainstream. Normalmente, elas possuem inicialmente uma classe de usuários, os Early adopters, que são entusiastas daquela tecnologia que possuem uma grande missão: a criação de infraestrutura, experiência do usuário e educação para atrair novos usuários.

Se estes usuários forem bem-sucedidos neste processo, a tecnologia passa do "abismo" das inovações, momento em que a maioria das inovações morrem. O Bitcoin está passando por este abismo agora!

100 milhões de usuários em seis meses

Um dos sinais mais evidentes deste momento de adoção é o crescimento exponencial da base de usuários de criptomoedas. Em menos de seis meses tivemos mais de 100 milhões de usuários entrando no mercado de criptomoedas e agora temos mais de 220 milhões de usuários deste mercado.

Tamanho do mercado cripto em usuários

Gráfico, Gráfico de barrasDescrição gerada automaticamente

Fonte: Crypto.com

Ainda estamos no início deste mercado tão promissor, e a educação e regulação serão fatores chaves neste crescimento.

Se você faz parte destes mais de 100 milhões de novos usuários no mercado de criptomoedas e deseja aprender ainda mais sobre como estudar este mercado, ou não faz parte mas deseja fazer, tenho uma excelente notícia para você.

Eu produzi uma análise gratuita de 100 páginas explicando tudo sobre o Bitcoin e a tecnologia blockchain. É o estudo mais didático que conheço no mercado e, se você deseja investir em cripto, ele será fundamental para você.

Clique aqui para acessar o conteúdo completo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Mercurius Crypto

A Mercurius Crypto é uma casa de pesquisa em criptoativos com forte atuação nas redes sociais, que tem como objetivo disseminar conhecimento sobre criptomoedas. A empresa conta, ainda, com a Mercurius PRO, plataforma de educação em cripto exclusiva para assinantes.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

6 livros sobre empreendedores brasileiros de sucesso

O que é um aporte financeiro? Entenda seu funcionamento

O que é DeFi: o novo formato das finanças

Vai negociar suas dívidas? Entenda qual a importância do planejamento financeiro

Economia: expectativas para o Brasil em 2022 estão piorando

Estorno e cancelamento de compras: entenda a diferença

Qual a diferença entre economizar, poupar e investir?

Juros compostos: o que são e como afetam a sua vida financeira?