Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é CET?

Por Luma HolandaPublicado em

Você sabe o que significa a sigla CET? O CET nada mais é do que o Custo Efetivo Total cobrado pela prestação de um serviço. Portanto, na hora de contratar um financiamento, empréstimo ou outro produto financeiro, é fundamental que você saiba avaliar o recurso.

O CET abrange todas as taxas, encargos, tributos e despesas de um serviço, sendo assim, a contratação de um serviço não envolve apenas os juros que são cobrados. Quer saber mais? Acompanhe a leitura do artigo.

Ao procurar qualquer gênero de produto financeiro, é essencial que você pesquise e avalie muito bem o contrato para entender exatamente o que você vai pagar. Sendo assim, é fundamental que entenda o que o CET significa, já que ele serve para mostrar quais serão os custos incluídos na operação.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Todos os contratos devem o trazer o CET com base anual para auxiliar o entendimento do usuário pois, desta forma, ele consegue avaliar e comparar as taxas de duas instituições financeiras, por exemplo.

Por que o CET é importante?

É importante que o usuário entenda o CET porque, antes de assinar um contrato, ele não pagará somente o valor da prestação. Existem taxas embutidas no serviço que a instituição não anunciará, mas colocará no Custo Efetivo Total.

O Custo Efetivo Total é com base anual e significa a soma geral de todas as tarifas comprometidas no empréstimo. Sendo assim, nela são somadas as taxas de juros, tributos, tarifas, IOF, gravames, registros e todas as outras despesas.

Desta forma, saber o que o CET significa facilitará na hora de escolher entre uma instituição e outra. Vale lembrar que quanto menor for o CET, melhor será o contrato, já que os juros serão menores.

Descomplicamos o CET?

E você, já sabia o que CET significava? Ainda tem alguma dúvida sobre essa sigla? Comenta aqui pra gente!

Esperamos ter descomplicado. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Luma Holanda

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa