Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é Cotação de Seguro? Venha Descobrir

Por Juros BaixosPublicado em

Fazer a cotação do seguro auto é fundamental para encontrar um bom serviço para contratar. Mas você sabe como funciona a cotação?

Ela é algo que pode ser feito online, por telefone com um corretor, ou pessoalmente nos bancos que oferecem seguros.

Neste conteúdo, contamos tudo sobre a cotação de seguro e como você pode fazer. Acompanhe!

O que é cotação de seguro?

Na hora de fazer qualquer tipo de seguro, você precisa fazer uma cotação. Isso quer dizer que você vai informar alguns dados, e assim a seguradora vai calcular o seu risco de sinistro.

Ou seja, a empresa vai estimar, com base nos seus dados, qual o risco de você precisar da indenização. Quando esse risco é maior, o preço do seguro fica mais alto.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Imagine que você vai fazer um seguro de carro e que o índice de roubos de veículos na sua cidade é grande. Isso quer dizer que existe grande risco desse sinistro acontecer; ou seja, do seu carro ser roubado.

Sabendo disso, a seguradora vai cotar seu seguro com um valor um pouco mais alto, para cobrir o risco que ela assume ao oferecer um seguro a você.

Por que fazer a cotação de seguro?

Fazer a cotação de seguro é um passo importante, pois facilita comparar as opções que você tem.

Não é porque seu nível de risco é mais alto ou baixo, que as seguradoras vão cobrar o mesmo valor pelo seguro. Na verdade, cada empresa dá "peso" diferente aos fatores do seu perfil, então acaba também cobrando valores diferentes.

Outra coisa importante é que, com a cotação, você ganha poder de barganha. Você precisa saber quanto as outras seguradoras cobram para poder argumentar com as empresas e tentar um desconto.

Vantagens de fazer a cotação de seguro

Fazer a cotação de um seguro permite que você inicie logo o processo para contratar o serviço e proteger você e sua família.

Além disso, com o seguro você vai proteger outras pessoas, como terceiros que se envolverem em acidentes com você.

Ainda vai proteger seu bolso, já que, se algo acontecer, a seguradora vai arcar com a maior parte do prejuízo.

Mas é importante dizer que, na hora de cotar, você precisa dar atenção às coberturas do seguro. Ou seja, em quais situações a seguradora vai cobrir seu prejuízo.

O número de coberturas influencia no preço do seguro. Porém, não contratar várias delas apenas para economizar pode ser um grande erro. Se um sinistro para o qual você não está coberto acontecer, você terá que arcar sozinho com os valores de conserto.

O que analisar na cotação?

Para cotar um seguro da melhor maneira e encontrar aquele que melhor se encaixa ao que você precisa, vale a pena analisar alguns pontos.

Começando pelo preço, claro. Sempre avalie se o preço cotado condiz com a realidade, ou se aquele valor está muito acima da média. Empresas que cobram mais caro até que uma seguradora conceituada podem não ser muito interessantes.

Ao mesmo tempo, é importante conferir a reputação das seguradoras. Se a marca tem muitas reclamações sobre ela na internet, é provável que você tenha problemas com ela.

Em seguida, considere as coberturas que a seguradora que cotou o seguro está oferecendo. Pode ser que um seguro esteja mais barato, mas que a cobertura dele seja muito simples. Deixar de contratar as coberturas que você precisa pode trazer um grande prejuízo depois.

Finalmente, lembre-se de avaliar a franquia do seguro. A franquia é um valor de responsabilidade do segurado, que ele paga quando algum sinistro acontece. Ela paga parte do prejuízo.

A taxa é um modo que as seguradoras encontraram de incentivar a prudência do motorista. Sabendo que também terá gastos caso um sinistro aconteça, os condutores tendem a dirigir com maior cuidado.

Uma franquia de seguro pode ter um alto valor, o que vai deixar o seguro mais barato; pode ser mais baixa, o que deve elevar o valor do seguro; e pode ser uma franquia comum, com valor médio.

Sempre avalie qual dessas opções se encaixa melhor para o seu caso. Apenas atenção pois, caso um sinistro aconteça, você terá que pagar a franquia. Tenha a certeza de que o valor escolhido não ultrapassa suas possibilidades no orçamento.

Confira as taxas de juros

Em geral, o valor do seguro auto é dividido em parcelas, que o segurado paga durante o ano. É essencial ter controle das finanças e pagar esse valor em dia.

Do contrário, a seguradora poderá cobrar juros sobre o atraso. Aliás, as taxas de juros cobradas são outro fator para se avaliar na sua cotação.

Vale a pena considerar seguros que têm taxas mais baixas. Até porque, mesmo que não pretenda atrasar o pagamento, pode ser bom ter essa precaução se algo acontecer.

Não cometa esses erros na hora de fazer a cotação

Cotar com uma única seguradora é um erro enorme, e pode dar prejuízo. Quando você não compara opções, pode escolher a mais cara e se sentir frustrado depois.

Por isso, sempre pesquise bem por várias opções antes de contratar seu seguro, seja ele qual for.

Outro erro comum é mentir ou ocultar informações da seguradora. Se mais de uma pessoa dirige o carro, por exemplo, você não pode dizer que é o único condutor.

Ser a única pessoa que dirige o veículo pode garantir um seguro mais barato. Porém, caso um sinistro aconteça e a seguradora perceba que outros condutores também usavam o veículo, a empresa pode alegar fraude. Assim, ela pode não pagar a indenização do seguro e você vai ficar no prejuízo.

Onde encontrar a melhor seguradora?

Para encontrar a melhor seguradora para fazer seu seguro auto, você pode usar um simulador online.

Com apenas alguns cliques, você vai indicar a cobertura desejada em seus dados. Em seguida, o sistema vai apresentar opções de seguros compatíveis com o que você deseja.

Assim, você poderá comparar as alternativas e escolher a que oferece exatamente o que você precisa.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Juros Baixos

A Juros Baixos é uma plataforma de bem-estar financeiro que busca trazer tranquilidade para as suas finanças, e um marketplace de produtos financeiros. Com muito trabalho, criaram uma comunidade voltada à construção de um Brasil com pessoas financeiramente saudáveis.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que define o valor da tarifa do seguro automotivo?

O que é Cotação de Seguro? Venha Descobrir

Renovar seguro com a mesma operadora ou mudar

Mercado de seguros cresceu 11,8% em 2021

A Importância dos dados

Seguro de Vida Santander

Seguro Residencial Santander

Conheça o seguro bolsa protegida