O que é e como o Open Banking pode afetar a minha empresa?
Uma das principais características do mercado atualmente é a modernização e a integração dos seus processos, o que vem cada vez mais diminuindo as distâncias entre as mais diversas empresas, pessoas e até países.

O Open Banking é um dos resultados dessa evolução: um sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento dos dados dos clientes entre vários bancos autorizados.
Tudo começa com o consentimento do usuário — solicitando o compartilhamento dos dados no seu banco, as empresas envolvidas irão transmiti-los entre si, criando um ambiente financeiro transparente, ágil e simplificado.
E como isso afeta a sua empresa? Há diversas vantagens no Open Banking, além de tendências de mercado para as quais ele aponta. O centro da relação entre a sua empresa e o seu banco não é mais a sua fidelização forçada pela burocracia, mas a real entrega de ofertas cada vez melhores.
Isso porque o sistema financeiro aberto obriga as instituições financeiras a concorrerem, compartilhando os mesmos dados pessoais e financeiros cuja transmissão antes era muito mais difícil.
Todas as instituições financeiras que têm parte no Open Banking são reguladas pelo Banco Central, de modo a garantir maior segurança para o usuário. As maiores instituições do país — com maior participação no PIB nacional — são obrigadas ao compartilhamento, enquanto as demais podem entrar no sistema se forem autorizadas, tanto pelo Banco Central quanto por você, usuário que opta pelo Open Banking.
É importante acrescentar que a atenção para o manuseio dos seus dados sempre deve permanecer — mesmo segundo as normas legais, é possível que você envie dados para instituições com as quais não deseje ter qualquer relação. Tenha certeza de que as suas informações estão indo para onde você quer.
No entanto, para além da concorrência e já considerando a segurança dos dados envolvida e toda a atenção necessária para a transmissão dos dados da sua empresa, o Open Banking apresenta uma vantagem ainda maior: a agilidade.
O impacto que esse sistema causa no mercado brasileiro é enorme. As novas regras indicam uma tendência a relações mais ágeis entre os bancos e os seus clientes — afinal, com uma única conta corrente é possível se relacionar com múltiplas instituições, e em todas elas os seus dados estarão integrados.
Isso carrega um potencial de revolucionar o mercado, e é um marco histórico na forma como bancos e demais instituições que trabalham com dados financeiros se relacionam entre si e com os seus vários usuários.
A transparência, a praticidade e a eficiência são as bandeiras que esse novo modelo carrega — e é você quem decide se entra ou se fica de fora.
Deixe seu comentário