Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é Ethereum (ETH) e como funciona?

Por Se Torne InvestidorPublicado em

Cada vez surgem novos termos no mercado financeiro e agora é o momento de falarmos do Ethereum (ETH). Talvez você esteja se perguntando de onde veio essa ideia, então bora continuar a leitura.

De modo bem simples, o Ethereum é em uma rede descentralizada para execução de contratos inteligentes através da tecnologia Blockchain e que possibilita qualquer um a trocar a moeda digital e também na criação de aplicativos descentralizados – Dapps, ou seja, é possível fazer a transferência de moedas sem precisar de um intermediário ou alguma entidade fiscalizadora envolvida, o que diminui muito os custos para fazer serviços simples no dia a dia. 

A criptomoeda ETH é considerada a segunda maior em capitalização de mercado e só perde para a Bitcoin. Ela é tão importante pois permitiu que as Blockchains dessem um avanço considerável envolvendo Finanças Descentralizadas – DeFi, Tokens não fungíveis – NFTs e os games do metaverso.

Ethereum x Ether

O primeiro é a plataforma, em outras palavras, a infraestrutura que lida com as trocas de valores e a programação das aplicações. Por outro lado, o Ether é a moeda protagonista da Ethereum, utilizada para fazer o pagamento das taxas da rede que permitem que os aplicativos operem.

Como usar a Ethereum?

Pode parecer algo complicado, mas na verdade, qualquer pessoa consegue desenvolver seu próprio aplicativo descentralizado na rede e criar um contrato inteligente utilizando a linguagem de programação Solidity.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

É como se fosse um grande computador, executado em dispositivos distintos, conectados em rede. O contrato inteligente que foi abordado seria nada mais nada menos que um código. Ele é autônomo, transparente, imutável, seguro ainda que sem ente fiscalizador e diminui consideravelmente o custo. 

A palavra contrato em si diz sobre os acordos entre as partes serem cumpridos e inteligente pois é um conjunto de regras especificadas no contrato. Quando as regras são cumpridas, entende-se que ele executa uma tarefa. Dessa forma, um contrato inteligente pode ser usado para codificar uma ação no universo digital, que pode ser aplicada a atividades no mundo real.

Contudo, é preciso pagar uma taxa de ETH para conseguir fazer transações ou executar e interagir com os contratos inteligentes, isso ocorre para dar incentivo aos mineradores da rede em continuar fazendo a verificação da rede e mantê-la sempre segura.

Dentre os pontos negativos, podemos citar que quando a rede está congestionada, é preciso pagar uma taxa maior – Ethereum Gas para conseguir executar o contrato.

Como minerar Ethereum – ETH?

A mineração de Ether pode ser feita por meio da Prova de Trabalho – PoW que é simples, mas pode acabar sendo cara.  

Para minerar Ethereum requer um algoritmo de mineração Ethash, mas atente-se que para isso exige hardwares específicos e bem potentes. Outro detalhe que vale ressaltar, é que irá gastar bastante energia elétrica, então é melhor checar isso primeiro.

Uma alternativa para quem está começando, são os pools de mineração, que para quem não conhece são os grupos de mineradores que combinam poder computacional e com isso aumentam as possibilidades em minerar um bloco e conseguir como resultado final Ether.

Onde comprar Ethereum?

Se depois de tudo isso você decidiu por comprar ETH, pode ser feito por meio de exchanges – corretoras de criptomoedas, fundos de investimentos ou de pessoa para pessoa mesmo. 

Comprar Ethereum é mais fácil pela corretora e você poderá escolher a que melhor te atender. 

Acima de tudo, considere as vantagens e desvantagens, principalmente os riscos antes de entrar para o mercado de criptomoedas, pois ele não é para todos os tipos de investidores e você precisa estar disposto a pagar o preço.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Se Torne Investidor

Criador e autor do blog e canal Se Torne Investidor, que transforma devedores em investidores de sucesso.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Descubra quais bancos oferecem CDB a 110% do CDI com liquidez de 3 meses

Fundos imobiliários: saiba como investir pelo Nubank

Tag along: saiba o que é esse mecanismo do mercado de ações

O que é CDB com liquidez diária? Descubra agora mesmo

NFT: como comprar o token não fungível?

O que é Ethereum (ETH) e como funciona?

Limite de até R$ 25 mil: conheça o CDB Cartão de Crédito do C6 Bank

Saiba quanto rende R$ 10 mil por mês no PicPay