o que é factoring

Factoring, você já ouviu falar neste termo? Uma Factoring prestam serviços destinados a pequenas e médias empresas, por meio aquisição de direitos creditórios de contas a prazo por um valor à vista. Entenda melhor a respeito do tema, neste artigo. 

Factoring: o que é? 

É uma atividade que integra prestação de serviços com compra de ativos financeiros. Em outras palavras, funciona da seguinte forma: uma empresa vende seus créditos, que foram gerados em suas vendas parceladas, para a companhia de Factoring.

Desta forma, a empresa recebe à vista esse valor, que só cairia na conta ao longo do prazo da venda. Com este poder aquisitivo em mãos, as empresas podem investir em mais matéria-prima. Além desta atividade, a Factoring também presta serviços administrativos às empresas.

Factoring vs Banco

Diferente dos bancos que realizam operações financeiras (empréstimos, financiamentos, entre outras) os Factorings executam atividades comerciais, tais como: 

  • Prestação de serviços para pequenas e médias empresas do setor produtivo: fazer o acompanhamento comercial, de contas a pagar e receber; avaliar a situação de crédito da empresa contratante, selecionar e avaliar fornecedores; fazer cobranças; entre outros serviços.
  • Suprimento de recursos: a empresa contratante poderá ceder à Factoring, no todo ou em parte, direitos (créditos) decorrentes de contratos de venda de produtos (venda mercantil), exceto em transações de consumo.
  • Proteção: contra a falta de pagamentos por devedores.

Como contratar os serviços de Factoring? 

O Factoring é um serviço destinado às pessoas jurídicas, em especial para as pequenas e médias empresas. Portanto, se este requisito está de acordo com seu negócio, é interessante analisar a possibilidade de fechar negócio com empresas desse segmento.

Para iniciar esse processo, é necessário firmar um Contrato de Fomento Mercantil entre a empresa e a Factoring, onde são estabelecidos os critérios da negociação e o fator de compra.

Mais segurança 

Uma empresa Factoring não necessita de autorização do Banco Central do Brasil (BCB) para realizar suas atividades, já que não realiza operações de crédito. Por outro lado, essa exigência é aplicada aos bancos, regulamentando suas transações. Uma forma bem fácil de checar se a empresa está autorizada é acessando o próprio site do BCB. Entenda como, no artigo a seguir:

Se tiver qualquer dúvida, é só deixar nos comentários. Até logo!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 5,00)
Loading...