Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é faturamento de uma empresa?

Por Camila SilveiraPublicado em

O faturamento é a soma de todos os valores arrecadados com as vendas de produtos ou serviços de uma empresa em um determinado período.

Isso significa, portanto, que todo o dinheiro que entra no caixa do negócio a partir de sua atividade comercial, seja a prestação de serviços ou a venda de mercadorias, representa o faturamento da instituição. 

Vamos imaginar um exemplo: se a sua loja vendeu 500 produtos de R$ 50 em um mês, o faturamento do seu negócio nesse período foi de R$ 25 mil. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Ele é um dos principais indicadores financeiros que mede o sucesso de uma empresa e que analisa o seu desempenho a cada mês.

Mas, apesar da maioria dos empreendedores começarem um negócio de olho nos resultados, imaginando faturar alto, é importante ressaltar que não é bem assim que funciona, afinal, é necessário deduzir todos os custos para descobrir quanto realmente sobrou.

Neste artigo, você vai entender para o que o faturamento serve e saber a diferença entre o bruto e líquido. Ficou interessado? Continue a leitura e aproveite o conteúdo!

Entenda para que serve o faturamento

Primeiramente, ele serve para mensurar a performance de vendas de uma determinada empresa e para entender se os produtos ou serviços estão atraindo o público conforme estipulado. 

Com essas informações, é possível ter uma visão de quanto dinheiro entrou a partir da área comercial e como anda a capacidade produtiva do negócio. Além disso, o faturamento é a base que a empresa possui para acompanhar seu fluxo de caixa.

Outra utilidade do faturamento é que ele serve como base de cálculo para os impostos que a empresa deve pagar para o governo. Dependendo de seus resultados, podem ser aplicadas diferentes alíquotas e regras de tributação.

Ele também serve como um critério básico para determinar o porte da empresa e o enquadramento jurídico adequado. Por fim, é fundamental para calcular o lucro obtido e para analisar a saúde financeira do negócio.

Diferença entre o faturamento bruto e líquido 

Não tem segredo: o faturamento bruto é o valor total que uma empresa ganhou em um determinado período. O líquido, por sua vez, é o valor que sobra para a instituição após ela pagar todos os impostos e dívidas.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa