Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é imposto? Quais os principais?

Por Thais SouzaPublicado em

O Brasil é o segundo país que mais cobra impostos na América Latina, perdendo apenas para Cuba. Portanto, os tributos estarão sempre presentes no nosso dia a dia, mesmo que você não os veja sempre, já que geralmente ficam embutidos nos preços dos produtos que compramos e consumimos. 

Apesar do imposto fazer parte da nossa vida, muita gente não sabe o que ele é e para que é cobrado. Por isso, neste artigo vamos explicar todos os detalhes para você. 

Afinal, o que é imposto?

Imposto é o nome dado aos tributos cobrados pelo Governo federal, estadual e municipal. A cobrança desses valores está prevista na Constituição de 1988 e o não pagamento deles pode gerar multa e até prisão.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Art. 16 do Código Tributário Nacional: "Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte".

Os impostos são cobrados de Pessoas Físicas e Jurídicas. Existem vários tipos de tributos que servem para custear os gastos públicos, como: 

  • Educação;
  • Saúde;
  • Saneamento;
  • Transporte;
  • Moradia, dentre outros.

Quais os principais impostos cobrados no Brasil?

No território brasileiro existem vários tipos de impostos obrigatórios, tanto federais, como estaduais e municipais. Confira os principais tributos cobrados: 

Impostos federais

Os impostos federais são aqueles cobrados pela União, ou seja, todos que moram no Brasil devem pagá-los. Entre os mais conhecidos, estão:

  • Imposto de Renda: imposto cobrado de Pessoas Físicas (IRPF) e Jurídicas (IRPJ) sobre o valor da sua renda. O valor arrecadado serve para financiar projetos do governo que incluem a saúde, educação e programas sociais;
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): tributo cobrado sobre operações financeiras, como: investimentos, crédito, câmbio e seguros.

Impostos estaduais

Os impostos estaduais são cobrados de pessoas e empresas que residem no estado em questão. O valor arrecadado vai para os cofres do estado. Confira os principais:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): imposto cobrado a partir da compra e circulação de qualquer produto e também sobre a prestação de serviços, como: transporte e comunicações;
  • Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA): imposto cobrado todos os anos pelos estados sobre a propriedade de veículos automotores. O valor é cobrado depende do valor do carro na tabela FIPE vigente.

Impostos municipais

Os impostos municipais são cobrados para que as prefeituras viabilizem investimentos na cidade que atendam a população. Confira os principais:

  • Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU):é cobrado pelas prefeituras municipais de quem é proprietário de imóveis ou terrenos urbanos;
  • Imposto sobre Serviços (ISS): incide sobre a mão-de-obra utilizada em serviços;
  • Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos (ITBI): imposto cobrado de operações de compra e venda de imóveis.

Descomplicamos?

E então, gostou de conhecer melhor sobre os impostos cobrados no Brasil? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que a gente descomplica para você. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa