O que é NIS e para o que ele serve?
O NIS é um Número de Identificação Social que é cadastrado pela Caixa Econômica Federal, a fim de possibilitar o acesso dos benefícios sociais, tais como Bolsa Família, Garantia Safra, entre outros, aos trabalhadores do setor privado.

O profissional que possuir registro na carteira, terá o NIS (Número de Identificação Social) vinculado e integrado ao PIS (Programa de Integração Social), que garante o seguro-desemprego, abono salarial, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), entre outros.
Benefícios sociais concedidos:
- Bolsa Família;
- PRONATEC;
- Projovem Trabalhador;
- Garantia Safra;
- Carteira do Idoso;
- Tarifa social de conta de água;
- Isenção da taxa de inscrição em concursos públicos;
- Carta Social;
- Aposentadoria por baixa renda;
- Bolsa Estiagem;
- Programa Cisterna;
- Bolsa Verde.
O que é NIT:
O profissional autônomo, que não possui a carteira assinada, vai ter o NIS, obtido da Previdência Social INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O NIT não é integrado e vinculado com o PIS, portanto se uma empresa for contratar um profissional individual, ela deverá fazer um cadastro dele no PIS, para que desta forma, ele garanta o seu INSS e o FGTS.
Vale lembrar que, quem fica responsável pelo cadastro do trabalhador no NIS, é a empresa contratante e não o colaborador.
Você ficou com alguma dúvida?
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135.
Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário