O que é o Canal Eletrônico do Investidor?
Se você pretende aplicar na Bolsa de Valores brasileira, a B3, seja em ações, fundos mobiliários ou em outro produto, saiba que deverá acompanhar as movimentações de seus investimentos no Canal Eletrônico do Investidor (CEI). Esta é uma plataforma online de acesso exclusivo para investidores da Bolsa para consultas de dados, históricos, saldo e extrato dos investimentos.

Para acessá-lo e consultar as informações referentes ao investimento, não é necessário fazer um cadastro. Isso porque, assim que uma pessoa registra alguma aplicação na B3 e informa o seu CPF ou CNPJ, a plataforma cria, automaticamente, uma senha de acesso ao Canal Eletrônico do Investidor e envia para ela.
O que você procura?
Qual é a função do Canal Eletrônico do Investidor?
O CEI é uma das ferramentas de controle do investimento mais importantes e eficazes. No entanto saiba, essa plataforma é disponibilizada pela própria corretora ou instituição financeira particular contratada por cada investidor. É neste canal que as informações reais sobre atividades relacionadas aos ativos estão gravadas.
É importante ressaltar que as pessoas que tiverem aplicações em diversas corretoras ou instituições financeiras poderão ver todas elas reunidas sobre o mesmo CPF ou CNPJ no Canal Eletrônico do Investidor. Caso alguma movimentação não esteja aparecendo na plataforma, significa que ela não foi processada pela B3.
O CEI representa uma ferramenta de controle financeiro indispensável para o investidor da bolsa, até porque ele disponibiliza todos os dados importante sobre as aplicações de maneira simples e segura. Acessar o Canal Eletrônico do Investidor frequentemente não é obrigatório, mas extremamente recomendável.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Vantagens do Canal Eletrônico do Investidor
- Reúne investimentos de diferentes corretoras e instituições financeiras;
- Auxilia os investidores no controle sobre a carteira de investimentos;
- Certifica oficialmente as aplicações e movimentações realizadas na Bolsa de Valores;
- Disponibiliza relatórios exatos sobre extratos e outras informações da B3.
Informações disponíveis no Canal Eletrônico do Investidor
- Saldo diário e extrato mensal de custódia dos ativos;
- Extrato de negociação dos ativos;
- Informes de rendimentos e reembolsos;
- Saldo no Mercado Futuro;
- Saldo no Mercado a Termo;
- Saldo no Mercado de Opções;
- Saldo de ativos depositados para garantias de posições;
- Saldo de Títulos Públicos;
- Avisos de transferências;
- Aviso de movimentação.
Como acessar o Canal Eletrônico do Investidor?
É importante ressaltar que não é possível acessar este canal caso você não possua um investimento registrado na Bolsa de Valores brasileira. Assim que possuir um registro na B3 pela corretora ou instituição financeira particular contratada, você ganhará uma senha de acesso exclusiva que será enviada pelo e-mail, Correios ou endereço cadastrado.
- Acesse a página no Canal Eletrônico do Investidor;
- Informe os dados solicitados e entre no Canal;
- Pronto! Você terá acesso aos dados sobre sua aplicação.
Observação importante: é necessário trocar a senha a cada seis meses. As informações sobre a troca da senha são enviadas para o seu e-mail cadastrado junto à corretora ou instituição financeira contratada.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com este conteúdo. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário